CuritibaGeral

Mãe e filho com autismo passam juntos na UFPR

Adriana e Gabriel Czelusniak foram aprovados em Pedagogia e vão fazer a formação juntos

 Mãe e filho com autismo passam juntos na UFPR

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná terá uma mãe e um filho autistas entre os calouros da turma de 2023. Adriana e Gabriel Czelusniak fizeram a preparação juntos para que ele tivesse apoio nos estudos. Os dois foram aprovados e vão cursar no período noturno. A mãe conta que a rotina de estudos em conjunto começou com a pandemia e o ensino online.

Os dois passaram pela ampla concorrência e não pelas cotas para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Eles tiveram direito a realizar a prova em uma sala com um número menor de candidatos. Para Gabriel, a pedagogia é essencial para a inclusão de alunos.

A conquista da família inspirou outras pessoas, que procuraram Adriana. A prova do vestibular traz um desafio a mais para pessoas com TEA: as questões que dependem da interpretação de ditados populares e figuras de linguagem.

Adriana é jornalista e se especializou no Transtorno do Espectro Autista após o diagnóstico do filho. Durante a pesquisa, ela descobriu que também está no espectro. Ela compartilha a rotina por meio das redes sociais @vivendoainclusao.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Fabrizio Reusing

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

Curitiba recebe evento automotivo com coleção do Ayrton Senna

O evento acontece no feriado da Páscoa, entre os dias 28 e 31 de março

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Semana Santa altera trânsito em Curitiba

Procissão católica passará por ruas centrais