Política

Maia volta a criticar item de projeto anticrime que trata de excludente de ilicitude

 Maia volta a criticar item de projeto anticrime que trata de excludente de ilicitude

(Foto: Kleyton Presidente/Alep)

(Foto: Kleyton Presidente/Alep)

Em passagem por Curitiba, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), defendeu uma avaliação mais cuidadosa e criteriosa sobre a excludente de ilicitude que está em discussão no parlamento e é tratado no projeto anticrime proposto pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.

A defesa é um recado para o presidente Jair Bolsonaro em um momento em que o governo pretende preservar juridicamente policiais que matam em serviço e perdoar agentes de segurança presos por violência policial. O assunto voltou a ser criticado depois da morte da menina Agatha Vitória Sales Félix, de 8 anos, com um tiro nas costas supostamente disparado pela Polícia Militar no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (20).

Rodrigo Maia acredita que dentro de duas ou três semanas a análise do projeto anticrime estará pronta para ir à votação no Congresso Nacional. Para o presidente da Câmara, o tema precisa ser discutido com cautela e cabe ao plenário retirar ou manter o ponto polêmico sobre a excludente de ilicitude do projeto.

Após a morte da menina Agatha Vitória, Moro se manifestou afirmando que o caso não tem qualquer relação com a proposta de legítima defesa constante no pacote anticrime. O presidente da Câmara lembrou que no início do ano o posicionamento de Moro sobre o tema era diferente do que é defendido hoje. No entanto, pondera que essa mudança de pensamento do Ministro da Justiça é legítima.

Maia ainda defendeu maior investimento em prevenção, tecnologia, inteligência e proteção às fronteiras como forma de combater o crime organizado.

Rodrigo Maia também comentou sobre a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, na cúpula do clima da organização das Nações Unidas. Bolsonaro discursa na Assembleia-geral da ONU nesta terça-feira (24). O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que Bolsonaro deve mostrar aos participantes do evento os avanços do Brasil em relação à proteção do meio ambiente e políticas públicas adotadas pelo país com o objetivo de evitar o desmatamento.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), esteve na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (23) para discutir com deputados federais e estaduais novas regras para concessões Públicas de Obras e Serviços, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Fundos de Investimentos em Infraestrutura. Os temas integram um projeto de Lei de 2008, do Senado Federal, que visa aperfeiçoar o marco regulatório sobre recursos privados em obras públicas.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões