ParanáGeral

Maior ala de tratamento à Covid-19 no Paraná é desativada

 Maior ala de tratamento à Covid-19 no Paraná é desativada

Foto: Leonardo bettinelli/UFPR

Começou a ser desativada a maior ala de tratamento à Covid-19 no Paraná. A unidade fica no Hospital de Clínicas (HC) em Curitiba e em momentos mais intensos da pandemia, chegou a ter 273 leitos exclusivos ocupados: 180 de enfermaria e 93 de UTI. Nesta terça-feira (17), a unidade tinha apenas 3 pacientes internados, todos em fase de conclusão do tratamento. A superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, diz que o fechamento das unidades exclusivas para o tratamento da doença é celebrado no hospital.

A unidade de tratamento à Covid-19 do HC chegou a ocupar 7 andares inteiros do complexo médico, além de 2 andares na Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que também é gerida pelo HC. A superintendente, que também é médica cirurgiã, credita o arrefecimento da pandemia, que possibilitou a desativação das unidades, à expressiva vacinação contra a doença no Paraná. Ela diz não temer, ao menos por enquanto, a nova onda da doença, que acontece nos países europeus.

Para atender a alta demanda, o Hospital de Clínicas suspendeu a realização das cirurgias eletivas – na esteira da proibição da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, quase a metade dos profissionais do hospital foram realocados para o combate à Covid-19. Agora, os cerca de 1500 profissionais voltam a atender as especialidades de origem. Quinze respiradores adquiridos durante a pandemia, agora reforçam a infraestrutura do hospital, no atendimento a outras especialidades. Com a baixa demanda de casos de Covid-19, os profissionais temporários, contratados em regime de urgência via processo seletivo simplificado, começaram a ser demitidos no mês passado. A tendência é que os cerca de 300 profissionais temporários que ainda integram esse quadro emergencial, sejam demitidos até o final do ano.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Levantamento também apontou dados de divórcios no estado

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Consumidor deve ficar atento ao teor de gordura do chocolate

Ao menos um quarto da composição do produto deve ser de cacau, segundo a Anvisa