ParanáGeral

Maior ala de tratamento à Covid-19 no Paraná é desativada

 Maior ala de tratamento à Covid-19 no Paraná é desativada

Foto: Leonardo bettinelli/UFPR

Começou a ser desativada a maior ala de tratamento à Covid-19 no Paraná. A unidade fica no Hospital de Clínicas (HC) em Curitiba e em momentos mais intensos da pandemia, chegou a ter 273 leitos exclusivos ocupados: 180 de enfermaria e 93 de UTI. Nesta terça-feira (17), a unidade tinha apenas 3 pacientes internados, todos em fase de conclusão do tratamento. A superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, diz que o fechamento das unidades exclusivas para o tratamento da doença é celebrado no hospital.

A unidade de tratamento à Covid-19 do HC chegou a ocupar 7 andares inteiros do complexo médico, além de 2 andares na Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que também é gerida pelo HC. A superintendente, que também é médica cirurgiã, credita o arrefecimento da pandemia, que possibilitou a desativação das unidades, à expressiva vacinação contra a doença no Paraná. Ela diz não temer, ao menos por enquanto, a nova onda da doença, que acontece nos países europeus.

Para atender a alta demanda, o Hospital de Clínicas suspendeu a realização das cirurgias eletivas – na esteira da proibição da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, quase a metade dos profissionais do hospital foram realocados para o combate à Covid-19. Agora, os cerca de 1500 profissionais voltam a atender as especialidades de origem. Quinze respiradores adquiridos durante a pandemia, agora reforçam a infraestrutura do hospital, no atendimento a outras especialidades. Com a baixa demanda de casos de Covid-19, os profissionais temporários, contratados em regime de urgência via processo seletivo simplificado, começaram a ser demitidos no mês passado. A tendência é que os cerca de 300 profissionais temporários que ainda integram esse quadro emergencial, sejam demitidos até o final do ano.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666