EsportesNacional

Maior evento de rally do mundo será sediado em Foz

Expectativa é percorrer, em 15 dias, mais de 7 mil quilômetros

 Maior evento de rally do mundo será sediado em Foz

Foto: Divulgação

Pela primeira vez em 30 anos, o maior evento de rally em trechos cronometrados acontecerá no entorno das Cataratas do Iguaçu, em Foz, no oeste. O Rally dos Sertões entra para o calendário dos Jogos de Aventura e Natureza do Paraná. Na rota paranaense, além de partir de Foz do Iguaçu, vai passar também por Umuarama, no Noroeste. A edição de 2022, que homenageia o Bicentenário da Independência do Brasil, também promete ser a maior da história do evento. Tradicionalmente, o Sertões tem oito dias de duração, mas a edição de 30 anos terá praticamente o dobro de dias para os competidores cruzarem o País. Eles devem percorrer, em 15 dias, 7.216 quilômetros, dos quais 4.811 quilômetros são de trechos especiais, passando por oito estados das cinco regiões brasileiras. A chegada está programada para o dia 10 de setembro, em Salinópolis, no Pará.

Segundo o CEO da competição, Joaquim Monteiro, as inscrições ainda estão abertas e a organização espera a participação de cerca de 300 pilotos das quatro modalidades dos Sertões: carros, motocicletas, quadriciclos e UTV.

A previsão, ainda, é agrupar até três mil pessoas, incluindo a equipe técnica, e movimentar de R$ 800 mil a R$ 1 Milhão por dia nas cidades participantes. Além da competição automobilística, o Rally dos Sertões deve contribuir como uma vitrine de promoção do turismo brasileiro. Dentro dessa proposta, as Cataratas do Iguaçu são um dos quatro “tesouros” desta edição, ao lado da região do Jalapão, em Tocantins; dos Cânions de Viana, no Piauí; e da Ilha do Bananal, também em Tocantins.

Para o superintendente-geral do Esporte, Hélio Wirbiski, os eventos esportivos são grandes indutores do turismo.

Esta é a segunda vez que Foz do Iguaçu entra no roteiro da competição. Em 2015, a chegada da prova foi no lado brasileiro da Usina de Itaipu, a maior do planeta em geração de energia.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Ligga Arena e Couto Pereira terão jogos do Paraná Clube

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no estádio do Athetico

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Athletico embarca para o Uruguai com mudanças

Com desgaste físico alguns titulares serão preservados pelo técnico Cuca