Maioria dos brasileiros aprova trabalhos da operação Lava Jato

 Maioria dos brasileiros aprova trabalhos da operação Lava Jato

Foto: divulgação/PF

Uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha apontou que 61% dos brasileiros aprovam os trabalhos da Operação Lava Jato. Outros 18% entendem que o desempenho da operação é regular e os que avaliam como ruim ou péssimo também somam 18%. O instituto Datafolha fez 2.086 entrevistas em 130 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No recorte regional, o maior índice aparece no Sul do Brasil, onde 69% dos entrevistados têm uma visão ótima ou boa da Lava Jato. Já no Nordeste o índice desce para 53% de aprovação. Há uma tendência de apoio maior entre simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Entre aqueles que dizem que o PSL é seu partido preferido, a taxa de ótimo/bom chega a 91%. Mesmo entre eleitores do petista Fernando Haddad, o apoio continua alto e vai a 44%. Haddad substituiu o ex-presidente Lula na chapa do PT na eleição de 2018. A pesquisa ainda registrou uma frustração dos entrevistados quanto ao combate à corrupção.

Conforme o levantamento, o índice de pessoas que acham que esse problema irá diminuir no país foi de 58% em dezembro do ano passado para 35%. Pouco antes de completar cinco anos, em março deste ano, a operação Lava Jato sofreu dois reveses. O primeiro deles foi o pedido de anulação por parte da procuradoria-geral da República quanto a criação de uma fundação para gerir recursos de multas da Petrobras.

O segundo contratempo foi a decisão do Supremo Tribunal Federal de direcionar crimes conexos ao Caixa 2 para a Justiça Eleitoral. Dias depois destas duas determinações, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, determinou a instauração de um inquérito para investigar ofensas à Corte feitas por integrantes da Lava Jato.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem