Mais de 100 mil doses da vacina contra a febre amarela foram aplicadas em Curitiba neste ano

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Mais de 100 mil doses da vacina contra a febre amarela foram aplicadas nas unidades de saúde de Curitiba durante todo este ano. O montante equivale a 43% das doses contra a doença aplicadas durante todo o ano de 2018. A confirmação de casos da doença no Paraná levou a Secretaria Municipal da Saúde a intensificar a vacinação como uma medida de prevenção. Em Curitiba ainda não foi registrada nenhuma ocorrência.

A recomendação é que todos aqueles que tenham entre 9 meses e 59 anos de idade sejam imunizados. A vacina tem apenas uma dose. Ela está disponível em 110 postos de saúde de Curitiba, em algumas unidades o atendimento também vai ocorrer aos sábados até o mês que vem. A Prefeitura informa que há oferta de vacina suficiente para imunizar todos aqueles que estão no público-alvo, mesmo com o aumento da demanda.

A vacina contra a febre amarela é contraindicada para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave ou doença febril aguda. Já no caso de gestantes, mulheres que amamentam bebês menores de seis meses de idade e pessoas a partir de 60 anos de idade é necessário que um médico avalie o risco e o benefício da vacinação e, caso indique a imunização, deve prescrevê-la.

Reportagem: Juliana Goss

Foto: Valdecir Galor/SMCS

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*