Mais de 1500 alunos de escolas públicas de Araucária estão sem ir à escola por falta de transporte escolar

 Mais de 1500 alunos de escolas públicas de Araucária estão sem ir à escola por falta de transporte escolar
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mais de 1500 alunos de escolas públicas de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, estão sem frequentar as aulas desde a semana passada por falta de transporte escolar. A prefeitura pretende terceirizar o serviço para resolver um problema com pagamentos de horas extras aos motoristas concursados. Quase 4 mil alunos de escolas municipais e estaduais são usuários do serviço. Desde a quarta-feira da semana passada, os 20 ônibus que transportam crianças, adolescentes e alunos com deficiência estão parados por falta de acordo entre os motoristas e a prefeitura. Desde março, a gestão suspendeu o pagamento de horas extras aos profissionais.

São 33 motoristas que passaram a receber metade do que recebiam normalmente, e 18 deles se recusam a trabalhar sem o pagamento dos mesmos valores. O salário base dos motoristas em Araucária é de mil e quatrocentos reais. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, alguns profissionais recebiam em adicionais valores que chegavam a metade dos salários. O motorista Nilson da Silva Marcos afirma que o sistema atual não funciona sem os pagamentos. Para ele, a única alternativa para manter o transporte público de alunos seria contratar mais profissionais.

O motorista revelou que a direção do sistema confirmou que pretende terceirizar o serviço e por isso estaria propondo transferir os funcionários concursados para outras secretarias.

Desde o fim do ano passado, o município de Araucária passa por uma turbulência administrativa. O então prefeito Rui Sergio Alves de Souza, do PTC, foi preso acusado de cobrar propina de empresas, em um esquema investigado pelo Gaeco na “Operação Fim de Feira”. Na época, o presidente da Câmara assumiu a prefeitura e desde outubro, depois das eleições, a equipe do novo prefeito Hissam Hussein Dehaini, do PPS, já havia assumido parte da administração. O secretário de Educação Henrique Rodolfo Theobaldi afirma que o sistema que funcionava no transporte escolar estava irregular. Para que a atual gestão não seja responsabilizada, foi necessário tomar medidas para regularização.

O secretário confirma que foram criados dois turnos e que os motoristas que não aceitarem as novas condições devem ser transferidos para outras secretarias. Para resolver o problema, a gestão admite que deve terceirizar a maior parte do sistema.

A prefeitura sugeriu que as horas extras devidas desde março sejam cobradas por meio de processos administrativos, já que o pagamento espontâneo seria irregular. Por isso, a prefeitura não poderia pagar sem que fosse provocada legalmente. Os alunos de escolas estaduais são atendidos por meio de convênio com o Estado. A prefeitura também informou que esse convênio é deficitário. Hoje, são gastos dois milhões e duzentos mil reais por ano só para atender alunos de escolas estaduais e o governo do Estado paga apenas 900 mil reais. O gasto total para manter o transporte escolar é de 11 milhões. A prefeitura espera terceirizar o número de linhas que for necessário para que o transporte escolar volte a funcionar até a próxima segunda-feira. Isso deve ser feito por meio de contratos emergenciais.

Outra irregularidade que a prefeitura espera resolver com terceirização é a falta de monitores nos ônibus. Hoje, atendentes infantis são tiradas dos Cmeis para fazer o trabalho e isso também gera custos com horas extras. A princípio, o gasto com o sistema deve permanecer o mesmo. A Secretaria de Educação deve propor um novo calendário para que os alunos prejudicados desde a semana passada com a paralisação do transporte escolar possam repor as aulas perdidas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem