Mais de 177 mil recém nascidos passaram pelo teste do pezinho

Foto: Divulgação SESA

Mais de cento e sessenta e sete mil recém-nascidos passaram pelo teste do pezinho nas primeiras 48 horas de vida. Os dados são do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que mostra que em 2016, 100% dos bebês fizeram o procedimento. No Paraná, o teste é realizado pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional – a Fepe. De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, é possível detectar doenças raras, genéticas e hereditárias, através do exame.

O teste do pezinho demora em média uma semana para ficar pronto. Caso o resultado tenha alguma alteração, o exame é repetido para confirmar ou descartar suspeitas de qualquer doença. Segundo a coordenadora da Divisão de Saúde da Criança, Iolanda Novadzki, recém-nascidos que tem doenças detectadas pelo teste do pezinho, possuem maior chance de tratamento precoce e controle da enfermidade.

O hipotireoidismo é uma das doenças detectadas pelo teste. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, uma a cada quatro mil crianças nascidas no Paraná é diagnosticada com a disfunção na tireoide.  O teste também detecta fibrose cística (que afeta os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo.), hiperplasia adrenal congênita (crescimento exagerado do córtex da glândula suprarrenal) e deficiência no metabolismo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem