ParanáServiços

Mais de 20 condomínios para idosos serão inaugurados no Paraná

As construções fazem parte do programa Viver Mais Paraná

 Mais de 20 condomínios para idosos serão inaugurados no Paraná

Foto: AEN

O Paraná pretende inaugurar, nos próximos meses, 21 condomínios exclusivos para idosos, com 840 novas moradias. As construções fazem parte do programa Viver Mais, que começou em 2019 e já recebeu R$ 52 milhões do tesouro estadual, para melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas com mais de 60 anos no Estado.

Os critérios para participação nos projetos incluem ter renda familiar de até seis salários mínimos e não possuir casa própria. O processo de avaliação, feito pela Cohapar, também prioriza pessoas que residem em condições de risco, pessoas com deficiência ou beneficiários de programas assistenciais do poder público.

O governador Ratinho Junior, comenta que os projetos foram pensados para suprir as necessidades de uma parcela cada vez maior da população.

O projeto sempre segue o mesmo modelo. São 40 casas adaptadas para idosos sozinhos ou em casal, além de espaços destinados à prática de atividades físicas e de lazer, levando ainda em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar.

A cidade de Jaguariaíva, nos Campos Gerais, recebeu o projeto-piloto, entregue ainda em 2019. Entre os moradores, está a Benedita Ribeiro Lopes, de 68 anos, que antes morava em um local com uma estrutura precária.

Em 2021, o segundo condomínio foi entregue em Foz do Iguaçu, no oeste. A entrega mais recente aconteceu em Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná. O público selecionado pode residir nas casas por tempo indeterminado com o pagamento de um aluguel social inicial de 15% de um salário mínimo, que atualmente equivale a R$ 181.

O Viver Mais Paraná recebeu em 2021 o Selo de Mérito, uma premiação organizada pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação que reconhece as melhores práticas do poder público para o setor.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666