Mais de 250 mil alunos paranaenses usam sistema inovador para correção de redações

 Mais de 250 mil alunos paranaenses usam sistema inovador para correção de redações

Foto Divulgação

Mais de 250 mil alunos paranaenses usam sistema inovador para correção de redações. O sistema Redação Paraná, que usa inteligência artificial para auxiliar alunos e professores na correção de redações, está sendo utilizado, desde 30 de novembro, por 255 mil estudantes da rede estadual, na fase piloto de implantação. Eles são alunos dos cerca de 2 mil professores de Língua Portuguesa em todo o Estado, para os quais a ferramenta já foi disponibilizada.

Em 2021, a plataforma deve estar disponível para todos os estudantes e professores da rede. Desenvolvida internamente pela Diretoria de Tecnologia e Educação da Secretaria, a ferramenta é um sistema com inteligência artificial, baseado em mais de duas mil e quinhentas regras de linguagem, que faz análise de texto e sinaliza em tempo real os erros de gramática, ortografia, pontuação, contração, redundância, semântica e sintaxe. Além disso, há explicações sobre os erros cometidos, pontuação prévia para os textos e um mecanismo que evita o plágio, impedindo as opções copiar e colar.

A proposta do programa, de acordo com o secretário estadual da Educação, Renato Feder, é beneficiar tanto os estudantes, que poderão treinar a escrita e alcançar melhores resultados nas redações, quanto os professores, que poderão focar na argumentação e nas ideias do texto, devido à pré-correção rápida e otimizada feita pela ferramenta.

O Redação Paraná pode ser útil para os estudantes que desejam participar de processos seletivos que usam a redação como critério avaliativo. Eles têm autonomia para buscar propostas de redação na plataforma e praticar sozinhos a escrita, recebendo as correções instantaneamente. Ao longo do mês de novembro, a novidade esteve em fase de testes, sendo utilizada por aproximadamente 1.800 alunos e 75 professores dos Núcleos Regionais da Educação de Loanda e de Assis Chateaubriand. Em 30 de novembro, aconteceu a expansão para os 255 mil estudantes e 2 mil professores.

A proposta é que, durante o ano letivo de 2021, o programa possa ser acessado pela totalidade dos professores e estudantes da rede estadual.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem