PolíticaEleições 2018

Mais de 300 mil eleitores já baixaram app que mostra novos locais de votação no Paraná

 Mais de 300 mil eleitores já baixaram app que mostra novos locais de votação no Paraná

(Foto: divulgação/TRE)

(Foto: divulgação/TRE)

O Paraná é o quinto Estado com maior número de e-Títulos emitidos: são 306 mil documentos baixados em forma de aplicativo. Com a reestruturação das zonas eleitorais ocorrida em 2017, grande parte dos eleitores paranaenses teve as zonas e seções alteradas. Com o e-Título, o eleitor poderá consultar o número da zona e seção eleitoral para verificar se houve alguma mudança. No Paraná, 225 mil eleitores tiveram locais de votação alterados após uma medida de corte de gastos da União no ano passado.

De acordo com o TRE, emitir o e-Título é útil também por substituir a apresentação do título impresso, informar a situação cadastral do eleitor e permitir a emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Além disso, no caso de eleitores que já passaram pelo recadastramento biométrico, o aplicativo também dispensa a apresentação de documento oficial com foto no momento da votação.

O eleitor que quiser ter acesso ao e-Título deve baixar, no celular ou tablet, o aplicativo, disponível na App Store e no Google Play. Para validá-lo, é preciso inserir o nome do eleitor e o da mãe, a data de nascimento e o número do título. Caso o eleitor não saiba o número do título, deve acessar o site do tre-pr.jus.br.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem