Mais de 60 mil paranaenses fizeram cirurgia de catarata em dois anos.

Foto: Venilton Küchler

Mais de 60 mil paranaenses fizeram cirurgia de catarata em dois anos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde que por meio do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas zerou a fila de espera em algumas regiões do Paraná, como conta a diretora da 8ª Regional de Saúde, localizada em Francisco Beltrão, Cintia Jaqueline Ramos.

A catarata é uma doença que compromete a visão, e que pode e ocasionar a cegueira. A enfermidade se desenvolve, na maioria dos casos, em pessoas idosas. Essa é uma das doenças que atingem a visão da população mundial. Hoje, (segunda-feira, 10 de julho) é comemorado o Dia da Saúde Ocular em todo o mundo. De acordo com o oftalmologista Geraldo Canto, a melhor forma de prevenir problemas na visão é realizar exames oftalmológicos periódicos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% dos problemas visuais, em países em desenvolvimento, são causados por erros refrativos não corrigidos, como: miopia, hipermetropia e o astigmatismo. Cerca de 20% das crianças e adolescentes paranaenses possuem erros refrativos (problemas na visão) e consequentemente, enfrentam dificuldades de alfabetização.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas. Por causa dos hábitos da vida moderna, a fadiga ocular já é considerada um problema de saúde. Aproximadamente 60% das pessoas com menos de 45 anos reclamam de fadiga nos olhos. De acordo com Geraldo Canto, as pessoas devem evitar coçar os olhos, pois além de levar impurezas e bactérias para a região, a pressão pode provocar pequenas lesões no globo ocular.

Outros hábitos são necessários para manter a visão saudável, como: a retirada de impurezas e secreções secas, principalmente após dormir, higienização das lentes de contato cuidado com a alimentação e o uso de óculos com proteção ultravioleta.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem