Mais de 950 mil paranaenses são portadores do autismo, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde

Foto: Secretaria da Saúde do PR

Mais de novecentos e cinquenta mil paranaenses são portadores do autismo. Deste número, sessenta e três mil são crianças. Os dados são do último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo foram diagnosticadas com o distúrbio neurológico.  Segundo o neuropediatra Antônio Carlos de Farias, pessoas com o transtorno do espectro autista apresentam comprometimentos distintos, de grau leve a severo, na capacidade de comunicação, inteligência, imaginação e comportamento.

De acordo com especialistas, o diagnóstico precoce é essencial para a evolução do portador do transtorno. 75% das crianças autistas, estimuladas precocemente, são capazes de falar. Os principais sinais precoces envolvem a comunicação não verbal das crianças, falta de percepção das emoções do outro, interesse pela face humana menor do que por objetos, falta de reciprocidade na comunicação, dificuldade em dividir e compartilhar atenção. Segundo o neuropediatra, existem vários mitos sobre pessoas com autismo, como por exemplo, o fato de que vacinas podem causar o distúrbio neurológico.

Segundo o especialista, não existe tratamento específico para doença, no entanto, existem treinamentos para linguagem, comunicação e percepção sensorial.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem