Mais de cinco mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingiram o Paraná desde sexta-feira

Foto: reprodução/Arquivo Bandnews
Foto: reprodução/Arquivo Bandnews

Oitenta e seis pessoas seguem sem conseguir voltar para casa por causa das chuvas registradas desde a tarde de sexta-feira (10) no Paraná. Cerca de 5.300 paranaenses foram afetadas de alguma forma e desses, 883 chegaram a ficar desalojados.  Os dados são do último boletim da Defesa Civil, divulgado no começo da manhã desta segunda-feira (13). As tempestades atingiram 21 cidades e na faixa norte os ventos passaram dos 55 quilômetros por hora. Mais de 1.100 casas foram destelhadas ou tiveram algum tipo de estrago e os moradores foram encaminhados para abrigos, de acordo com o agente da Defesa Civil Estadual, Reinaldo Martins.

Somente em Nova Londrina, no noroeste do estado, as pedras de granizo danificaram quase 350 casas. Em Janiópolis, no centro-oeste, e em Santo Antônio do Sudoeste, foram duzentas residências afetadas em cada município. Já em Terra Rica, no noroeste, uma tempestade chamada de “supercélula” assustou os moradores. A nuvem em formato de funil só não se transformou em tornado porque não tocou o solo. Entre o centro e o norte do Paraná, o rio Tibagi subiu pelo menos dois metros e provocou alagamentos em Jandaia do Sul, Loanda e Santana do Itararé. O agricultor Valtair Siqueira ficou apreensivo com o risco de a casa ser invadida pela água de novo.

Por enquanto, a previsão é de que a chuva continue até o final dessa semana, segundo o Instituto Simepar. A Defesa Civil segue em alerta em todo o estado.

Foto: Reprodução Paraná Portal
Foto: Reprodução Paraná Portal
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.