Mais dois casos de febre amarela são confirmados no Paraná

 Mais dois casos de febre amarela são confirmados no Paraná

(Foto: divulgação/SESA)

Dois novos casos de febre amarela no Paraná foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (7). Desta vez em Adrianópolis, na região metropolitana de Curitiba. O município faz divisa com o estado de São Paulo, onde desde o ano passado há um surto da doença. Um dos infectados está internado na capital paulista. Já o outro apresenta uma forma mais leve da febre e está sendo tratado em Adrianópolis.

De acordo com a superintendente de vigilância em saúde da Sesa, Acácia Nasr, os pacientes estão estáveis, em observação e ainda não há previsão de quando devem receber alta.

Os dois novos casos confirmados se somam ao primeiro registrado em Antonina, no litoral do estado, no final de janeiro. O jovem, de 21 anos, foi internado no Hospital Regional de Paranaguá e já foi liberado. No total, foram notificados até agora 38 casos suspeitos, destes, três foram confirmados, 25 já foram descartados pelos exames de laboratório e 10 estão em investigação.

A superintendente de vigilância em saúde da Sesa diz que os moradores de regiões de mata e de regiões rurais precisam tomar mais cuidado com a circulação do vírus e ainda lembra que o público-alvo da campanha de vacinação são pessoas que tem de 9 meses a 59 anos de idade.

Ainda nesta semana, a cidade de Antonina, decretou Situação de Emergência em Saúde e intensificou a vacinação nos postos de saúde após a morte de três macacos em uma unidade de conservação ambiental da região, que indicaram a possibilidade da presença do vírus.

Desde o começo de janeiro, Acácia Nasr explica que a Secretaria montou um comitê para trabalhar a investigação e prevenção da doença. Foram disponibilizados lotes extras de vacina para todas as cidades do Paraná. Ela lembra ainda quais são os principais sintomas da doença.

Desde 2013, a vacina contra febre amarela pode ser tomada em uma única dose, sem a necessidade de reforçar a imunização a cada dez anos. No entanto, importante ressaltar que a medicação não tem efeito imediato e precisa ser feita com pelo menos duas semanas de antecedência.

Reportagem: Alexandra Fernandes/ Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem