Mais dois réus da Lava Jato deixam o Complexo Médico Penal após mudança de entendimento do STF

 Mais dois réus da Lava Jato deixam o Complexo Médico Penal após mudança de entendimento do STF

(Foto: divulgação/ TV Band)

Mais dois réus da operação Lava Jato deixaram o Complexo Médico Penal, em Pinhais, na Grande Curitiba, depois da mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a prisão em segunda instância. O ex-gerente da Petrobras, Roberto Gonçalves e o empresário Enivaldo Quadrado saíram da prisão nesta quarta-feira (13). Os dois fazem parte da lista dos 13 detidos da Lava Jato em regime fechado, com execução da pena depois da segunda instância, e que poderiam deixar a cadeia. Gonçalves foi preso preventivamente em março de 2017, durante a 39ª fase da Operação Lava Jato. Gonçalves foi condenado, no âmbito da Lava Jato, a 15 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No entanto, a sentença foi modificada pelo Tribunal Regional Federal e a pena foi aumentada para 17 anos, nove meses e 23 dias. Segundo as investigações, o ex-gerente da Petrobras, Roberto Gonçalves, recebeu pelo menos cinco milhões de dólares em propinas de empreiteiras como a Odebrecht e a UTC Engenharia.

Em contrapartida, as empreiteiras foram beneficiadas em contratos com a estatal para obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Gonçalves foi o gerente da área de Engenharia e Serviços da Petrobras entre março de 2011 e maio de 2012. Ele sucedeu a Pedro Barusco na função e na “responsabilidade” de conduzir o esquema de pagamentos de propinas. Já Enivaldo Quadrado cumpria pena de seis anos de prisão. O processo em que ele foi condenado é um desdobramento da ação penal que condenou o pecuarista José Carlos Bumlai e dirigentes do Banco Schahin por empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões concedidos pelo banco a Bumlai.

Ainda permanecem detidos no Complexo Médico Penal: o lobista João Augusto Resende Henriques; o ex-gerente da Transpetro José Antonio de Jesus; o publicitário Ricardo Hoffmann; ex-diretor da Petroquisa Djalma Rodrigues de Souza; o ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza e o empresário do Grupo Petrópolis Walter Faria.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem