Mais jovem caloura de Medicina da UFPR tem 15 anos

 Mais jovem caloura de Medicina da UFPR tem 15 anos

(Foto: reprodução/ Facebook-Natãmy Nakano)

(Foto: reprodução/ Facebook-Natãmy Nakano)

Uma adolescente de 15 anos é caloura do curso mais concorrido da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Natãmy Nakano foi aprovada no vestibular para Medicina e deve começar as aulas já no próximo dia 4 de fevereiro. Diagnosticada com Síndrome de Asperger (um tipo de autismo) aos 13 anos e com altas habilidades, a adolescente prestou vestibular pela primeira vez com 11 anos de idade.

Chegou a conquistar uma vaga em Engenharia de Bioprocessos na UTFPR dois anos atrás e cursou o técnico em gás e petróleo da instituição, se tornando a mais jovem acadêmica do país. A precocidade faz parte da vida da jovem desde que nasceu.

A mãe, que é professora e doutoranda da UFPR em Ciências e Engenharia dos Materiais, Andreia Pichorim conta que a menina começou a ler quando ainda era um bebê.

A inteligência acima da média também trouxe dificuldades. Na escola, ela passou pelo processo de aceleração e avançou nos estudos. Em partes porque tinha conhecimento além do que era ensinado na turma em que estava, mas também porque tinha dificuldade em encontrar pessoas dispostas a dividir a rotina lado a lado.

Tantos percalços foram recompensados no último dia 11 de janeiro, quando amenina finalmente pulou na piscina de lama do Câmpus Agrárias da UFPR.

A especialização ainda não foi decidida, mas ela pensa em trabalhar na área cirúrgica, especialmente porque tem muita habilidade motora.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem