Manhã de trânsito caótico em Curitiba após temporal com granizo; chuva deve se manter até sexta-feira

 Manhã de trânsito caótico em Curitiba após temporal com granizo; chuva deve se manter até sexta-feira

(Foto: colaboração/WhatsApp)

(Foto: colaboração/WhatsApp)

Muitos pontos de alagamento ainda bloqueavam o trânsito de Curitiba na manhã de hoje, depois do temporal que atingiu a cidade ontem (18) à noite. Pelo menos 52 chamados de quedas de árvore e galhos grandes foram registrados ao longo da noite de quarta-feira (18), após o temporal que atingiu Curitiba.

Por causa da queda de energia, 35 semáforos permaneciam desligados ou em alerta no início da manhã, com equipes da Superintendência de Trânsito orientando os motoristas. Os bairros mais afetados foram Boa Vista, Bacacheri, Cabral, Mercês e Rebouças.

Na região, as ruas Coronel Dulcídio e Ângelo Sampaio tiveram trechos alagados e os motoristas precisaram desviar. Em frente ao ponto onde a água ainda não havia escoado, o vendedor Maurício Marcelino Silva fazia a limpeza e contabilizava os estragos na loja de aquecedores em que trabalha.

Comerciante há 30 anos na região do Água Verde, Veralice Garcia conta que os problemas são frequentes, independentemente da manutenção feita pelos trabalhadores.

Segundo o Simepar, na estação localizada no Jardim das Américas, foram mais de 21 milímetros de chuva em apenas quinze minutos. Considerando a média histórica de setembro, divulgada pelo Climatempo, nesses quinze minutos, choveu o esperado para quase uma semana inteira. As rajadas de vento chegaram perto dos 65 quilômetros por hora. No Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana da capital, o vento bateu 70 quilômetros por hora.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib, o temporal foi causado pelo encontro de uma frente fria com o clima úmido que estava sobre o estado nos últimos dias.

Hoje (19) as condições para chuva se mantiveram. Segundo Kneib, nesta sexta-feira ainda pode haver instabilidade sobre o estado, mas com a queda das temperaturas o granizo não deve se formar. O fim de semana deve ser de clima mais ameno.

De acordo com último boletim da Defesa Civil do Estado, em todo o Paraná, 12.227 pessoas foram prejudicadas pelo temporal e 3.222 residências foram danificadas. As chuvas, granizos e vendavais afetaram 21 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: colaboração/WhatsApp)
(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.