Mapeamento de focos do Aedes aegypti começa nesta quinta

 Mapeamento de focos do Aedes aegypti começa nesta quinta
Foto: Pedro Ribas/SMCS
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Um levantamento de criadouros do mosquito Aedes aegypti começa a ser feito a partir desta quinta-feira, 18, em imóveis localizados na capital paranaense. A iniciativa é da Prefeitura da cidade. De acordo com a Administração Municipal, agentes de endemias dos 10 distritos sanitários da Secretaria de Saúde de Curitiba visitam casas, estabelecimentos comerciais e terrenos. Eles buscam identificar possíveis criadouros do mosquito, que transmite a dengue, a zika e a chikungunya, e a orientação é a de que os moradores fiquem atentos e acompanhem as vistorias.

O levantamento é uma diretriz do Ministério da Saúde e integra a ação “Curitiba sem Mosquito” – uma das metas da Prefeitura em relação ao vetor. A ideia do governo federal é que as informações permitam a elaboração de um mapa das áreas endêmicas de cada município, permitindo assim o planejamento de iniciativas de combate. A escolha dos locais a serem visitados é feita por sorteio, dentro de uma metodologia aplicada em todo o país em função da densidade populacional e do número de imóveis. O resultado vai ser o índice de infestação do Aedes e a intenção é que essa taxa fique abaixo de 1%.

No ano passado, nessa mesma época, Curitiba ficou dentro do esperado e, em 2017, duas iniciativas do tipo devem ser realizadas – uma agora e outra no mês de novembro. A ação “Curitiba sem Mosquito” prevê um trabalho continuado e intenso de limpeza pública em áreas que apresentaram um maior número de focos do mosquito em 2016. Em uma delas, os agentes comunitários da Secretaria de Saúde visitam residências e comércios para orientar a retirada de entulhos que possam servir de criadouros do mosquito.

Eles também entregam filipetas informativas e, em uma data marcada, um caminhão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente recolhe o material. No ano passado, isso representou um volume de quase uma tonelada.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem