Maratona para fortalecer 50 negócios locais se encerra neste final de semana em Curitiba

 Maratona para fortalecer 50 negócios locais se encerra neste final de semana em Curitiba

(Foto: reprodução)

(Foto: reprodução)

Empreendedores de 50 negócios de Curitiba e região encerram neste fim de semana uma maratona de trabalho para fortalecer e reposicionar as marcas que lançaram no mercado. Eles passaram por um processo imersivo em que receberam orientações de profissionais de comunicação, tecnologia e design. Tudo foi oferecido gratuitamente pelo Propulsão Local, uma iniciativa de fortalecimento de negócios que, ao final de 14 dias de trabalho, produziu um pacote de ferramentas para cada empreendimento, como websites, ensaio fotográfico, loja virtual, clipe audiovisual, podcast e reposicionamento de marca – o chamado de “rebranding estratégico”.

Os negócios selecionados, todos locais, têm origem e atuação das mais variadas, desde agroecologia urbana até internet das coisas, passando por produção cultural e moda. A empreendedora social Fernanda Milani é contadora por formação e está desenvolvendo um negócio que oferece educação financeira para o público de baixa renda.

Para sustentar o empreendimento, ela abriu a possibilidade de atuar como consultora financeira para pequenos negócios. Fernanda diz que o maior ganho da maratona foi a conexão com outros empreendedores.

Entre os negócios que passaram pelo Propulsão Local está o “Matte N’ Roll”, um movimento artístico que mistura a atitude do rock com a modernização do consumo de produtos que vêm da erva mate, principalmente o chimarrão.

Um dos líderes do movimento, André Zampier, diz que o negócio pretende se sustentar promovendo eventos e criando espaços de convivência para disseminar a cultura do mate.

Cerca de 150 profissionais trabalharam na primeira edição do Propulsão Local, que foi viabilizado por meio de parcerias. Os organizadores já começam a planejar outras edições.

O coordenador de redação do projeto, Marcos Ceccom, diz que uma das maiores satisfações ao término da maratona é ter apoiado um grupo diversificado de pessoas, especialmente as que pertencem a minorias.

Os 50 empreendimentos foram selecionados a partir de 235 inscritos. A maioria dos negócios é liderada por mulheres, que representam 54% dos participantes. As iniciativas são de oito cidades da região metropolitana e 20 bairros de Curitiba.

Neste final de semana, a partir desta sexta-feira (8), o Propulsão Local vai promover rodadas de apresentação dos 50 sites criados, além de oficinas, rodas de conversa e celebrações.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes