Maré alta assusta comerciantes de Matinhos

 Maré alta assusta comerciantes de Matinhos

(Foto: Almir Alves/ Matinhos Agora)

(Foto: Almir Alves/ Matinhos Agora)

Comerciantes de Matinhos, no Litoral do Paraná, reclamam dos problemas causados pela maré alta. No fim de semana (31/03 e 01/04) as ondas chegaram com força ao calçadão principal. O Corpo de Bombeiros não registrou ressaca oficialmente, mas fotos e vídeos feitos por moradores mostram a força da água ao atingir a orla.

Segundo o presidente da Assindilitoral – associação que representa os comerciantes e a rede hoteleira da região, Carlos Dalberto Freire, a época mais comum de ressacas é em agosto, mas casos como este são cada vez mais frequentes.

No começo do ano, o governo do Estado anunciou um projeto de revitalização e modernização da infraestrutura e da orla de Matinhos. As obras, que devem custar mais de R$ 300 milhões de reais, incluem a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek, conhecida como Contorno de Matinhos, e a engorda da praia.

A previsão é repor 1 milhão e setecentos mil metros cúbicos de areia, compondo uma nova camada que deve evitar a erosão na orla marítima.

O projeto também prevê a implantação de duas estruturas com geotubos (que são sacos, cheios de argamassa) revestidos por pedras, que protegem da variação das marés. O lançamento da licitação está previsto para o segundo semestre de 2018. Mas Carlos Dalberto não acredita que a solução saia do papel.

O projeto inicial foi elaborado em 2013 e deve ser revisado e adequado para que a licitação seja aberta. Uma das medidas necessárias para adequação é uma nova aferição para mensurar a quantidade de areia para engorda.

(Foto: Almir Alves/ Matinhos Agora)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem