Mário Tourinho receberá obras para uma faixa exclusiva para ônibus e trincheira no Seminário

 Mário Tourinho receberá obras para uma faixa exclusiva para ônibus e trincheira no Seminário

Foto: ilustração/IPPUC

Foto: ilustração/IPPUC

A Rua General Mário Tourinho vai ganhar uma faixa exclusiva para deslocamento do transporte coletivo. O trecho entre a Avenida Vicente Machado e o terminal Campina do Siqueira vai receber a nova sinalização de cerca um quilômetro de extensão. Vão ser cinco linhas de ônibus beneficiadas: Interbairros II, Capão Raso/Campina do Siqueira, Inter 2, Inter 2 (reforço entre Capão Raso e Campina do Siqueira) e Pinhais/Campo Comprido. Ao menos 89 ônibus passam pelo local por dia, e cerca de 63 mil passageiros utilizam estas linhas diariamente. De acordo com a Superintendente de Trânsito de Curitiba, – Rosangela Batistella, a medida vai reduzir o tempo de deslocamento dos ônibus, que hoje leva cerca de 17 minutos para percorrer o trecho.

Os trabalhos de sinalização, começaram na semana primeira semana do ano. Estão sendo implantadas novas placas de trânsito e a pintura específica para a faixa exclusiva, que consiste em uma linha branca contínua e, além da legenda “Ônibus” no pavimento. A previsão é de que tudo esteja concluído até o dia 18 de janeiro. Com o término do serviço, agentes de trânsito farão por 15 dias a orientação aos motoristas. Nesse período de adaptação, os condutores que circularem pela faixa serão orientados, mas não multados. Na sequência, veículos que não forem ônibus e insistirem em trafegar pela faixa exclusiva poderão ser autuados com infração gravíssima de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Além da faixa, a Rua Mário Tourinho também recebe a obra da trincheira com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Seminário.

O início dos trabalhos foi anunciado foi feito pelo prefeito Rafael Greca, no facebook. Na postagem, Greca afirma que entre segunda-feira (7) e quarta-feira (9) será feita a cravação de estacas. A obra estava prevista para começar em setembro, mas foi adiada. O prefeito afirma que a trincheira é para servir a linha Interbairros 2 e melhorar a mobilidade urbana entre Batel, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Portão e Fazendinha. A trincheira vai melhorar a ligação da região central com o Campo Comprido, e da região do Portão com a BR 277. Os trabalhos devem durar dez meses. Durante as obras, o trânsito vai ser alterado na região. A Avenida Nossa Senhora Aparecida vai ficar totalmente bloqueada. A Mário Tourinho fica bloqueada no sentido Barigui.

Por enquanto, a faixa sentido Portão não ficará bloqueada. Os ônibus do transporte coletivo que passam pelo local também vão desviar o trajeto. Alguns pontos provisórios devem ser instalados no trecho da obra. De acordo com a Prefeitura, serão gastos 12 milhões e quatrocentos mil reais. Em média, 62 mil veículos passam diariamente no trecho.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem