Maternidade Bairro Novo abre ambulatório para colocação gratuita de DIU

 Maternidade Bairro Novo abre ambulatório para colocação gratuita de DIU

Foto: Luiz Costa /SMCS.

Foto: Luiz Costa /SMCS.

A Maternidade Bairro Novo começou a oferecer nesta terça-feira (28) mais um serviço gratuito para mulheres que procuram um método para evitar a gravidez. Um novo ambulatório especializado na colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre deve ampliar o atendimento que hoje fica restrito a algumas unidades de saúde de Curitiba. A Organização Mundial da Saúde incentiva a ampliação do acesso a métodos de planejamento familiar como forma de reduzir a mortalidade materna e infantil.

O Ambulatório de DIU da Maternidade Bairro Novo começa a funcionar com dez procedimentos agendados por semana, sempre às terças-feiras. Em um ano, quase 500 dispositivos devem ser colocados apenas no novo ambulatório. A quantidade representa um incremento de 25% na oferta, considerando que 1.888 mulheres receberam o DIU gratuitamente em unidades de saúde da capital no ano passado.  Esse tipo de procedimento depende de profissionais habilitados.

Por isso, além de ampliar o atendimento, a Maternidade Bairro Novo deve se transformar também em um centro de capacitação de servidores que atuam na área da saúde. De acordo com a diretora técnica da Maternidade, Luiza Zapani, por enquanto o serviço é feito a partir de um agendamento realizado apenas no Distrito Sanitário Bairro Novo, mas para mulheres de qualquer região da cidade.

O sistema público de saúde orienta as mulheres sobre os diferentes métodos para evitar a gravidez. Segundo Luiza Zapani, a cultura brasileira ainda é muito restrita ao anticoncepcional e desfavorece o uso de métodos de longa duração, como o DIU. A médica explica que o dispositivo usado na saúde pública não é abortivo, nem contém hormônios.

Entre 1990 e 2015, o Brasil conseguiu reduzir de 143 para 62 as mortes maternas por 100 mil nascidos vivos, uma queda de 56%. Neste ano, o Ministério da Saúde divulgou a meta de reduzir a mortalidade materna para 30 a cada 100 mil nascidos até 2030. A médica Luiza Zapani afirma que o planejamento familiar é uma das estratégias para redução dos índices de mortalidade.

Se de um lado a mortalidade materna está em queda, a infantil volta a preocupar. Em 2016, o Brasil interrompeu décadas de redução no índice de mortes de bebês. Pela primeira vez desde 1990, o país apresentou alta na taxa. Foram 14 mortes a cada mil nascidos em 2016, o que representa um aumento de 4,8% em relação a 2015, quando 13,3 mortes a cada mil foram registradas. Desde 1990, o país vinha apresentando queda média anual de 4,9% na mortalidade de bebês de 0 a 5 anos.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem