Maternidade Victor Ferreira do Amaral pode ser interditada

 Maternidade Victor Ferreira do Amaral pode ser interditada

Foto: Leonardo Bettinelli/UFPR

Foto: Leonardo Bettinelli/UFPR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) abriu um indicativo de interdição ética na Maternidade Victor Ferreira do Amaral, no bairro Água Verde, em Curitiba. Segundo a entidade, durante uma vistoria feita em novembro do ano passado, foi identificada a falta de profissionais para suprir as escalas de trabalho, médicos alocados em atividades diferentes ao mesmo tempo e a inexistência do serviço de neonatalogia, que presta atendimento aos recém-nascidos de modo contínuo.

É o que explica o assessor jurídico do CRM, Martim Afonso Palma.

O CRM-PR apontou também que havia apenas um anestesista disponível – o que impossibilitaria o atendimento de mais de uma emergência ao mesmo tempo. O CRM-PR deu um prazo de 90 dias para a instituição corrigir as falhas. A decisão foi aprovada por unanimidade na noite de segunda-feira (11), em reunião do Conselho. As denúncias foram feitas no 2º semestre de 2017 pelo próprio corpo clínico da maternidade, principalmente ginecologistas e pediatras.

Segundo Palma, ao longo dos últimos meses o Conselho monitorou a instituição para avaliar se os problemas seriam corrigidos. Como não houve mudanças, o indicativo de interdição foi emitido.

Não foram encontradas irregularidades na parte estrutural da maternidade. A nota divulgada no site do CRM-PR afirma que os problemas encontrados “comprometem o trabalho dos médicos e demais profissionais e colocam em risco a vida dos pacientes que ali buscam assistência”. Se as falhas apontadas não forem corrigidas dentro do prazo, a instituição vai ser efetivamente interditada e ficará proibida de exercer a atividade médica. Palma afirma que novas fiscalizações devem ser feitas para verificar se a situação foi ou não modificada.

Em nota, a superintendência do Complexo Hospital de Clínicas, responsável pela maternidade, afirma que a unidade continua realizando todos os atendimentos normalmente e de forma segura e que as providências cabíveis estão sendo tomadas para atender os apontamentos do CRM-PR. A maternidade é a mais antiga do estado e faz cerca de 2 mil e 800 partos por mês.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem