Medidas anunciadas por governo chinês podem prejudicar exportação de carne de aves do Paraná

 Medidas anunciadas por governo chinês podem prejudicar exportação de carne de aves do Paraná

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O setor de avicultura do Paraná deve ser afetado por medidas antidumping anunciadas na sexta-feira (08) pelo governo da China. A iniciativa é uma espécie de sobretaxa que o governo impõe para proteger a produção local. O país, segundo a decisão, considera que os produtores locais sofrem concorrência desleal com a entrada dos produtos brasileiros. Com as novas medidas, que entraram em vigor no sábado (09), os importadores deverão pagar aos depósitos alfandegários chineses taxas que variam entre 18,8% e 38,4%.

Segundo o diretor do Grupo Casco Comércio Exterior e Logística, o empresário Thiago Burbela, a sanção pode gerar um grave impacto à indústria avícola do Paraná.

A China é o maior consumidor mundial de frango brasileiro e mais da metade das importações do produto naquele país procedem do Brasil. De acordo com o diretor, os outros principais importadores da carne de frango do Paraná são Arábia Saudita, África do Sul, Emirados Árabes e o Japão.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Em 2017, foram mais de 4,3 milhões de toneladas e mais de US$ 7 bilhões em negócios. O Paraná, principal exportador do produto, foi o responsável por 36,34% de todas as exportações de carne de frango no Brasil em 2017, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem