COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

No Paraná são mais de 900 mil microempreendedores individuais que devem entregar a DASN-SIMEI

 MEI tem que acertar contas com o Leão até hoje

Imagem: ilustrativa

Hoje é o último dia para que os mais de 14 milhões de microempreendedores individuais acertem as contas com o Leão.  Só no Paraná são mais de 900 mil MEIs, e certamente muitos deles deixaram para o último dia para entregar a Declaração Anual Simplificada.  

O documento deve ser entregue também pelos microempreendedores individuais que declararam o Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo acabou em 31 de maio. Devem entregar o documento também quem atuou como MEI em qualquer período de 2021. Porém, quem se tornou microempreendedor individual, este ano, só deve preencher a declaração em 2023.

Caso o profissional autônomo esteja encerrando as atividades como MEI, também deve enviar o documento. Nesse caso, é preciso escolher a opção Declaração especial.

Na declaração do Imposto de Renda, o microempreendedor individual deverá informar a receita bruta total obtida com a atividade em 2021. Mesmo os microempreendedores que estavam ativos, mas não faturaram nada no ano passado devem fazer a declaração, preenchendo o valor de zero reais e concluir a declaração. Já quem contratou um empregado em 2021, não deve esquecer de marcar sim no campo que aparece no formulário.

Muitos microempreendedores individuais como fazem tudo sozinhos, acabam se descuidando e não preenchendo o Relatório Mensal de Receitas Brutas. Embora não deva ser entregue a nenhum órgão público, o Relatório Mensal de Receitas Brutas precisa ser preenchido pelos microempreendedores individuais até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou à prestação de serviços. O documento deve ser arquivado por pelo menos cinco anos, junto com as notas fiscais de compra e venda.

Agora, quem não preencheu o relatório mensal pode apurar a receita bruta do ano anterior por meio da soma das notas fiscais. No entanto, terá mais trabalho do que quem inseriu os números no relatório mês a mês.

Por último, para quem ainda não preencheu a Declaração Anual Simplificada MEI, o documento está disponível na página do Simples Nacional, na internet.

E quem não entregar a declaração pagará multa no valor  mínimo de R$ 50 ou de 2% ao mês sobre o montante dos tributos informados.

Confira abaixo o áudio da coluna:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin