PolíticaEleições 2018

Menos engessado, debate entre candidatos ao governo na Band terá 120 interações

 Menos engessado, debate entre candidatos ao governo na Band terá 120 interações

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

(Foto: Narley Resende/BandNews Curitiba)

O primeiro debate entre candidatos ao governo do Paraná, hoje, a partir das 22h, na TV Band, deve ser menos “engessado”. É isso que prometem os organizadores na emissora. O formato permite que os políticos respondam perguntas de adversários sem limites de solicitação. Seis dos dez candidatos ao governo do Estado foram convidados e confirmaram presença no encontro de hoje na emissora.

O critério de participação é a representação que as os partidos dos candidatos tem no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei Eleitoral, de pelo menos cinco parlamentares. A emissora afirma que optou por limitar o número de participantes, conforme permite a legislação, para dar mais dinâmica ao debate.

Com isso, os candidatos Jorge Bernardi (REDE), Geonísio Marinho (PRTB), Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Priscila Ebara Guimarães (PCO) não foram convidados. Os seis candidatos que se enquadram na regra e confirmaram presença são: a governadora Cida Borghetti (PP); o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT); o deputado federal João Arruda (MDB); o advogado Ogier Buchi (PSL); o servidor público Professor Luiz Piva (Psol); e o deputado estadual Ratinho Junior (PSD). A mediação será do jornalista Douglas Santucci. O número de candidatos e o formato atual vão permitir 120 interações entre os políticos, com cinco blocos e cinco rodadas de perguntas e respostas.

Outra novidade no debate deste ano é a autorização para que os candidatos tenham em mãos equipamentos eletrônicos, como tablets e celulares. Eles vão poder acompanhar tanto redes sociais, o que está sendo comentado no Twitter, no Facebook, e até conversar com os assessores. O debate deve durar duas horas e meia. A transmissão será feita simultaneamente pela Band TV em Curitiba, pelas rádios BandNews Fm Curitiba, Maringá e Paranaguá, e pelas TVs Maringá e Tarobá Cascavel e Londrina.

Os organizadores do debate esperam por audiência significativa, dada a ampla divulgação e ao interesse já demonstrado pelos espectadores na experiência com os presidenciáveis. A maior audiência do país durante o debate entre os candidatos à presidência da República foi registrada em Curitiba na semana passada. A capital paranaense liderou a audiência durante 43 minutos entre as emissoras de sinal aberto.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem