CuritibaGeral

Mercado tecnológico cresce em Curitiba, mas mulheres ainda são minoria

As mulheres representam apenas 20% dos colaboradores das empresas de TI

 Mercado tecnológico cresce em Curitiba, mas mulheres ainda são minoria

foto: divulgação/infoworker

Curitiba está entre as três cidades brasileiras que registraram o maior número de abertura de empresas de Tecnologia da Informação (TI) nos últimos 3 anos. Isso é o que aponta um estudo feito pela plataforma de inteligência de vendas Cortex. A capital paranaense fica atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Em todo o Brasil, foram abertos mais de 80 mil novos CNPJs na área. Porém, a participação feminina ainda é pequena no segmento. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a quantidade de mulheres na área de TI cresceu 60% nos últimos 5 anos, passando de 27 mil mulheres para 44 mil. Mas mesmo assim, elas representam apenas cerca de 20% dos colaboradores das empresas de tecnologia. O diretor de tecnologia na InfoWorker, empresa que atua na gestão e consultoria de projetos e soluções tecnológicas há mais de 10 anos, Frederico Stockchneider, reconhece que os homens ainda são a maioria nesse segmento, tanto nos cursos de graduação, quanto entre os candidatos que participam das seleções para as vagas ofertadas.

Na empresa em que ele trabalha, as mulheres ainda representam uma pequena parcela dos colaboradores, menos de 10% do total, por falta de candidatas. Para mudar esse cenário, Frederico montou estratégias para promover a qualificação dos profissionais desde a graduação.

A estudante e estagiária da área de TI, Gisely Almeida, de 28 anos, buscava uma formação que desse para trabalhar de qualquer lugar e foi aí que ela seguiu para a área de tecnologia. Gisely está no último período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em uma universidade de Curitiba e conta que até esperava enfrentar algum tipo de dificuldade por ser uma área onde os homens são maioria, mas a situação foi diferente.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a tendência é aumentar a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro próximos 10 anos em muitos segmentos, em áreas como a ciência e tecnologia.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.