Metade dos farmacêuticos do Paraná aguarda vacina contra covid-19

 Metade dos farmacêuticos do Paraná aguarda vacina contra covid-19

Foto: Jonathan Campos/AEN

Terceiro grupo com maior número de óbitos entre os profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus, 47% dos farmacêuticos do Paraná ainda não foram vacinados. O levantamento foi realizado pelo Conselho Regional de Farmácia. O estado tem 19 mil profissionais registrados, entre os quais cerca de 5 mil foram ouvidos pela pesquisa. Apesar de constarem como grupo prioritário nos planos de vacinação contra a covid-19, alguns municípios não têm chamado os farmacêuticos neste momento, de acordo com a entidade.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o início do mês, mais da metade dos farmacêuticos ainda não haviam sido imunizados. Em alguns municípios, como Campo Mourão, na região centro-oeste, e Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, a discrepância é ainda maior, chegando a 70% e até 80%.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Mirian Ramos Fiorentin, são necessárias aproximadamente 38 mil doses de vacina para imunizar todos os profissionais da área. A entidade buscou o apoio do Ministério Público para que o Plano Nacional de Imunização seja cumprido:

A presidente do CRF lembra que os profissionais da área atuam nos hospitais, na indústria, na pesquisa, nos laboratórios e nas farmácias. E defende a priorização do grupo por entender que os farmacêuticos atuam como um elo entre o médico e o paciente.

Além disso, quando autorizados, também podem atuar na vacinação:

De acordo com o informe epidemiológico mais recente atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde, das 319 mortes relacionadas à covid-19 entre os trabalhadores da saúde, os farmacêuticos respondem por 42 óbitos. O grupo fica atrás dos profissionais da enfermagem e da medicina.


Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos