Metodologias diversas explicam resultados diferentes em pesquisas eleitorais, afirma especialista
Em uma semana, três levantamentos foram divulgados em Curitiba e deixaram parte dos eleitores curiosos
Os resultados de pesquisas eleitorais divulgadas nesta semana em Curitiba deixaram a população indecisa ainda mais confusa. Entre terça (27) e quarta-feira (28) foram publicadas três sondagens. Todas trouxeram números diferentes uma da outra, porém o que mais chamou a atenção foram as posições entre os candidatos preferidos e até mesmo indefinição de quem pode ir para um eventual segundo turno.
O especialista em estatística aplicada Claudio Shimoyama explica que isso ocorre por influência da metodologia usada por cada instituto.
Pesquisa Quaest, divulgada na terça (27), apontou um triplo empate técnico na disputa em Curitiba entre Eduardo Pimentel (PSD), Luciano Ducci (PSB) e Roberto Requião (MOBILIZA). Já o levantamento do AtlasIntel indicou ampla vantagem nas intenções de voto para Pimentel. Na sequência, na briga pelo segundo lugar: Ducci; Cristina Graml; Requião; e Leprevost. O terceiro e último levantamento foi do Instituto IRG que mudou um pouco as posições com Pimentel na liderança, Ducci em segundo, Leprevost terceiro e Roberto Requião na quarta posição.
O professor explica que levantamentos como esses fazem recortes do momento, ou seja, com o início da campanha no rádio e TV os cenários devem mudar novamente.
Pesquisa Quaest:
A pesquisa Quaest, encomendada pela RPC TV, mostra um empate técnico entre quatro candidatos para a Prefeitura de Curitiba, dentro da margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
Os números foram divulgados na terça-feira (27).
Na pesquisa estimulada, Eduardo Pimentel (PSD) tem 19%; contra 18% de Roberto Requião (Mobiliza) e outros 18% de Luciano Ducci (PSB); na sequência, Ney Leprevost (União) soma 14%. Cristina Graeml (PMB) tem 5%; Maria Victoria (PP), 4%; Luizão Goulart (Solidariedade) também alcançou 4%; Professora Andrea Caldas (PSOL) ficou em 2%; Samuel de Mattos (PSTU), 1%; Felipe Bombardelli (PCO) não saiu de 0%.
Indecisos são 6%.
Branco/nulo/não irão votar chegam a 9%.
Na pesquisa espontânea, 81% diz estar indeciso.
A pesquisa Quaest realizou novecentas entrevistas, com eleitores de 16 anos ou mais, entre sábado (24) e segunda-feira (26). O nível de confiança é de 95%. O levantamento teve o registro PR-06447/2024, no Tribunal Superior Eleitoral.
Pesquisa AtlasIntel:
O atual vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera a corrida eleitoral em Curitiba, segundo pesquisa do Instituto AtlasIntel.
O levantamento encomendado pela Rádio T e divulgado na quarta-feira (28) aponta que o candidato soma 38,2% das intenções de voto.
Na sequência aparecem quatro candidatos empatados dentro da margem de erro: Luciano Ducci (PSB) com 12,3%, Cristina Graeml (PMB) com 11,6%, Roberto Requião (MOBILIZA) com 10,5% e Ney Leprevost (UNIÃO) com 9,8%. Com pontuações mais modestas estão Luizão Goulart (SOLIDARIEDADE) que somou 2,8%, Andrea Caldas (PSOL) 1,4% e Maria Victoria (PP) com 1%. Samuel de Mattos (PSTU) não pontuou.
Não souberam responder ou aqueles que pretendem votar branco/nulo somam 12,4%.
Para o levantamento, o AtlasIntel ouviu 1.209 pessoas entre os dias 22 e 27 de agosto em um recrutamento digital aleatório.
O instituto garante nível de confiança de 95% e a margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no TSE com a inscrição PR-02278/2024.
Pesquisa IRG:
Os eleitores de Curitiba devem definir o prefeito para os próximos quatros anos apenas no segundo turno, segundo pesquisa IRG, contratada pela TV Band.
A sondagem foi divulgada nesta quarta-feira 28) e coloca Eduardo Pimentel (PSD) com o maior índice de intenção de votos, 28%.
Na sequência, tecnicamente empatados, estão Luciano Ducci (PSB) com 16% e Ney Leprevost (UNIÃO) com 14,6%. Roberto Requião (MOBILIZA) pontou 10%. Já Cristina Graeml (PMB) 6%.
A lista segue com Luizão Goulart (SOLIDARIEDADE) com 3% das intenções de voto, Maria Victoria (PP) 2,7%, Andrea Caldas (PSOL) 0,7%, Samuel de Mattos (PSTU) 0,2% e por fim Felipe Bombardelli (PCO) 0,1%.
Não sabem em quem vão votar ou não souberam responder representam 11,5% dos entrevistados.
Já aqueles que preferem votar em nenhum dos candidatos ou branco/nulo, 7,2%.
Para o levantamento, o IRG fez 1000 entrevistas em Curitiba, entre os dias 22 e 26 de agosto. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no TSE com a seguinte identificação: PR-006950/2024.
Reportagem: Leonardo Gomes