Microempreendedores individuais tem até esta sexta para participar das atividades da Semana MEI

 Microempreendedores individuais tem até esta sexta para participar das atividades da Semana MEI

Crédito: Divulgação / Prefeitura de Curitiba

Microempreendedores individuais (MEIs) de Curitiba e trabalhadores interessados em abrir o próprio negócio podem participar até amanhã (sexta) de um mutirão com consultorias e serviços gratuitos de formalização e capacitação. A ação faz parte da Semana MEI, promovida pela Prefeitura municipal e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). De acordo com Letícia Wolf Moura, coordenadora dos oito Espaços do Empreendedor da Prefeitura, o principal objetivo do evento é esclarecer dúvidas do empreendedor relacionadas à formalização e à declaração do Simples Nacional.

O microempreendedor individual é aquele que trabalha de forma autônoma, mas se legaliza para ser um pequeno empresário. Essa pessoa passa a ser enquadrada no regime de tributação do Simples Nacional, ficando isento de tributos federais, como PIS, Cofins e Imposto de Renda. Letícia Wolf Moura explica, no entanto, que o empreendedor precisa faturar até 81 mil reais por ano para poder se encaixar no que é determinado por lei. Ela fala dos benefícios da formalização para o trabalhador.

O microempreendedor Paulo Roberto Duleba, que presta serviços de manutenção elétrica, aproveitou o evento para tirar dúvidas e regularizar pendências na declaração do imposto de renda.

O mutirão faz parte da Semana MEI, que começou na última segunda-feira (14), com cursos, palestras, oficinas e consultoria sobre formalização de microempreendedores individuais e capacitação para crescer. A programação termina amanhã (sexta-feira) no Engenho da Inovação, no bairro Rebouças, com a palestra “Aprenda a Fazer do Seu Tempo Seu Maior Parceiro”.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem