Migrantes venezuelanos chegam ao Paraná

 Migrantes venezuelanos chegam ao Paraná

(Foto: divulgação/ 5a Região Militar )

(Foto: divulgação/ 5a região Militar )

Os 60 migrantes chegaram ontem (30), em Curitiba, em um avião da Força Aérea Brasileira. Eles desembarcaram à noite no aeroporto Afonso Pena. Após o jantar, eles seguiram de ônibus com destino à Goioerê, noroeste do Paraná. Os venezuelanos serão alojados nas Aldeias SOS Brasil, uma ONG que ajuda famílias e crianças carentes.

De acordo com o Sérgio Marques, sub-gestor nacional da organização, eles serão abrigados em uma chácara mantida pelo projeto que conta com seis residências. Cada casa receberá duas famílias. A princípio, o tempo de estadia é de seis meses.

É a primeira vez que a cidade, de quase 30 mil habitantes (29.664 habitantes), vai receber um fluxo migratório como esse. De acordo com o sub-gestor da Aldeia SOS, representantes da prefeitura tomaram medidas para orientar a população quanto a recepção aos venezuelanos.

Depois de três meses, os venezuelanos passam por uma avaliação para identificar se estão em condições de ter uma vida autônoma. Após esse prazo, os imigrantes podem permanecer no município, seguir para outra cidade ou retornar ao país de origem.

A vinda das 16 famílias foi acertada num acordo entre o Governo Federal, a Organização Humanitária Global Aldeias Infantis SOS Brasil e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), um braço da ONU que trabalha especificamente com refugiados. Os venezuelanos que aceitaram participar da interiorização foram vacinados, submetidos a exames de saúde e regularizados no Brasil com CPF e Carteira de Trabalho.

Com o 8º voo, o número de pessoas levadas de Roraima para outros estados no processo de interiorização chega 1.098. O transporte de imigrantes de Roraima para o restante do país começou em abril. De acordo com a Casa Civil, a partir da próxima semana a estimativa é interiorizar ao menos 400 venezuelanos por semana.

Serão disponibilizados de três a quatro voos por semana para transportar os refugiados. O governo ainda não informou para quais cidades esses imigrantes serão levados.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem