ParanáEconomia

Milho embarcado em Paranaguá cresce 161% em janeiro

Paraná é o segundo estado do país com maior número de plantas autorizadas

 Milho embarcado em Paranaguá cresce 161% em janeiro

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O ano de 2023 começou com crescimento de 161% no volume de milho embarcado no Porto de Paranaguá. Foram ao todo 19 navios carregados com quase 570 mil toneladas (569.461) até o dia 29 de janeiro.

Veja mais:

E de acordo com o line-up do Porto, nesta segunda-feira (30), nove navios já estão posicionados para o embarque de 587 mil toneladas de milho. E outros oito farão na sequência o embarque de mais 511 toneladas, além de um outro navio, já anunciado, para o embarque de 67 mil toneladas. Com isso a estimativa é de um total de 1,1 milhão de toneladas do cereal que vão ser exportados de Paranaguá.

Em 2022, ao longo de todo o mês de janeiro, foram 218.358 toneladas. Segundo a direção do Porto o volume de milho exportado está em alta desde o ano passado. Para se ter uma ideia, em dezembro foram 580 mil toneladas, número 947% maior em relação ao mesmo período de 2021, quando foram carregadas pouco mais de 97 mil toneladas (97.124 toneladas).

Especialistas apontam dois motivos como determinantes para o aquecimento nos portos brasileiros. Um deles está ligado ao fato dos produtores precisarem abrir espaço para nova safra de soja. E outro motivo seria a lacuna aberta no mercado internacional devido à guerra na Ucrânia e à nova demanda da China.

Em novembro do ano passado, com um novo acordo comercial com a China, 136 empresas foram auditadas e habilitadas pelo Ministério da Agricultura para armazenar e exportar milho no Brasil. E o Paraná é o segundo estado do país com maior número de plantas autorizadas pelos governos chinês e brasileiro.

Informações: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

Buscas por homem jogado no mar entram no quarto dia

O corpo foi jogado na Praia Central de Guaratuba

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

Pista da BR-277 é liberada após tombamento

O tombamento da carreta foi no sentido litoral

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666