Mini hidrelétrica no Barigui será capaz de gerar energia suficiente para abastecer 135 casas

 Mini hidrelétrica no Barigui será capaz de gerar energia suficiente para abastecer 135 casas

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

O Parque Barigui vai receber uma mini central hidrelétrica até março de 2019. A Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH) doou ao município uma turbina helicoidal, conhecida como Rosca de Archimedes. A iniciativa faz parte do projeto Curitiba Mais Energia.

O sistema vai aproveitar a vazão do vertedouro do lago do Barigui e será capaz de gerar 21.600 Kwh de energia por mês, o suficiente para abastecer 135 casas. A energia vai ser injetada na rede da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), gerando créditos a serem compensados ao município. A economia na fatura de energia elétrica da cidade pode chegar a R$ 132 mil.

O termo de recebimento da doação foi assinado nesta quinta-feira (13) à tarde em uma solenidade no Salão Brasil. O presidente da Diretoria Executiva da Abrapch, Paulo Arbex, conta que o objetivo da doação da usina é divulgar os benefícios da hidro eletricidade e a importância dos lagos.

A secretária do Meio ambiente, Marilsa Silva, explica que essa é uma forma de demonstrar que, no sistema distribuído, é possível gerar a própria energia. No caso do parque Barigui, coloca-la na rede de distribuição e compensar naquilo que é utilizado.

O prefeito, Rafael Greca, conta que esse é apenas um dos projetos para a cidade começar a geração de energias limpas.

A mini-usina terá o nome do engenheiro Nicolau Klüppel, que dedicou parte da carreira ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e morreu em outubro de 2016, aos 86 anos. Ele foi um dos precursores do uso de lagos para captação de água e solução às enchentes. Assim nasceram alguns dos principais parques da cidade, como o Barigui e o São Lourenço.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem