Ministra da agricultura diz que ‘governo Bolsonaro vai cumprir a lei’ na demarcação de terras indígenas

 Ministra da agricultura diz que ‘governo Bolsonaro vai cumprir a lei’ na demarcação de terras indígenas

Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr

Foto: Rodrigo Felix Leal/ANPr

A ministra Tereza Cristina garantiu ontem (24) que as demarcações de reservas indígenas não estão sob risco com a incorporação da Funai ao Ministério da Agricultura. Ela esteve pela manhã na cerimônia de Abertura Nacional da Colheita da Soja, em Apucarana, no norte do Paraná. Tereza Cristina afirmou que a parte fundiária da Fundação Nacional do Índio vai migrar para o Incra.

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária vai passar a responder pelas demarcações das reservas indígenas. A ministra da agricultura defendeu que os interesses dos índios não podem sobrepor as garantias do produtor rural.

A ministra disse que a agricultura recebeu a parte fundiária da Funai. Os temas que envolvem a parte humanitária e cultural dos índios vão estar sob responsabilidade do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Para Tereza Cristina, o remanejamento é uma indicação da eficiência no primeiro escalão do governo. E ainda citou como exemplo a aproximação do meio ambiente com a agricultura.

A agenda, na Abertura Nacional da Colheita da Soja, no norte do Paraná, foi a primeira visita oficial de Tereza Cristina, desde que ela assumiu o Ministério da Agricultura.

Entre outros temas, ela ainda afirmou que trabalha por um seguro rural ‘democrático e amplo’; que, para isso, é preciso ‘mudar a regra do seguro’; e que ‘não adianta cobrar 8 ou 9%’, pois ‘isso não cabe na conta do produtor’. Sobre a renegociação de dívidas, a ministra disse que, por enquanto, não deve haver uma solução generalizada; a proposta é pensar primeiro em locais que sofreram com problemas climáticos.

A respeito da tabela de frete, Tereza Cristina afirmou que ‘não se conseguiu uma tabela justa, nem vai se conseguir’, pois o tabelamento não é o ‘instrumento adequado’; a ministra disse que ‘a tabela no momento segue porque está na lei’, mas o tema segue em discussão com os caminhoneiros — a tabela com frete mínimo deve ser publicada quando houver oscilação superior a 10% no preço do diesel.

A ministra ainda adiantou que, na segunda-feira (28), deverá ser anunciado um plano na área de infraestrutura para atender demandas urgentes no escoamento da produção — entre elas, impedir que caminhões fiquem presos em atoleiros.

Reportagem: Cleverson Bravo

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense