Política

Ministra Laurita Vaz, do STJ, nega pedido de habeas corpus a Beto Richa

 Ministra Laurita Vaz, do STJ, nega pedido de habeas corpus a Beto Richa

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

​A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), indeferiu um pedido de habeas corpus apresentado pelo ex-governador do Paraná Beto Richa. A defesa dele pedia inicialmente a suspensão de uma ação penal decorrente da Operação Rádio Patrulha e, depois, o trancamento do processo no qual Richa é réu. Mas a ministra afirma não ter identificado a ilegalidade apontada pelos advogados e considera que, nesta fase da ação, é da competência do Tribunal de Justiça do Paraná a análise de mérito do habeas corpus.

De acordo com o Ministério Público Estadual, Beto Richa teria recebido propina em troca de favorecer três empresas em um procedimento licitatório do Programa Patrulha do Campo, para recuperação de estradas rurais do estado.

O advogado do governador, Walter Bittar, diz que como se trata de uma análise técnica do STJ a respeito de competência, a decisão da ministra não compromete o julgamento do mérito do habeas corpus, marcado para 22 de agosto, no TJ do Paraná.

O ex-governador Beto Richa nega ter favorecido empreiteiras em troca de recebimento de propina. A denúncia aponta que, entre 2012 e 2017, agentes públicos receberam dinheiro ilícito para expedir ordens de serviço necessárias, assim como não formalizar termos aditivos aos contratos que pudessem prejudicar as empresas contratadas. A licitação teria sido fraudada ao serem determinados preços máximos elevados e curto prazo de execução do contrato.

Dessa forma, a concorrência perdeu a atratividade, evitando que outras empresas participassem. Para a defesa do ex-governador, a denúncia do Ministério Público é genérica e inepta, porque não detalha a conduta de Richa no suposto esquema criminoso. Os advogados também argumentam que os atos administrativos apontados pela denúncia foram assinados por Beto Richa com o respaldo de pareceres jurídicos prévios que analisaram a conformidade legal da concorrência.

Em relação ao pedido de trancamento do processo por habeas corpus, a ministra Laurita Vaz destaca que essa é uma medida de exceção para circunstâncias que não ficaram evidenciadas no caso.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Sugestão de iniciativa do presidente da Casa pede revisão da legislação atual em Curitiba