PolíticaGeral

Alexandre de Moraes e Edson Fachin defendem combate à desinformação

Durante a conferência Moraes deu ênfase a necessidade de um combate efetivo contra a desinformação

 Alexandre de Moraes e Edson Fachin defendem combate à desinformação

Foto: TRE

O ministro Alexandre de Moraes abriu o último dia do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral falando sobre a importância da democracia. Moraes, que vai assumir o comando da corte em agosto, relembrou a ditadura e disse que o país vive o maior período de estabilidade democrática da República, apesar das turbulências. Durante a conferência deu ênfase a necessidade de que haja um combate mais efetivo contra a desinformação, propagada pelas fake news. Disse ainda que milícias digitais se aproveitam da falta de controle e punição para divulgar notícias mentirosas que enfraquecem o sistema eleitoral brasileiro e as instituições. E garantiu que nestas eleições os que propagarem fake news terão mandatos cassados e registros indeferidos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, também participou do evento que acontece desde quarta-feira em Curitiba. Fachin também falou sobre a necessidade de um maior controle contra as fake news, que afetam a credibilidade das instituições com discursos frágeis que tem como pano de fundo a anti-democracia. Sem citar nomes, o presidente do TSE disse que “atentar contra a Justiça Eleitoral é atentar contra a própria democracia”. O ministro Fachin defendeu ainda que o atual sistema eleitoral brasileiro é seguro. Segundo o presidente do TSE, não há nada que comprove fraudes nas urnas. Ressaltou ainda que o país conta com auditorias e fiscalizações desde 2002 para garantir a integridade do sistema.

Questionado sobre a decisão monocrática do ministro Kassio Nunes Marques do STF que nesta quinta-feira, por meio de uma liminar, devolveu o mandado de Fernando Franceschini, que havia sido o primeiro deputado do país cassado pelo TSE acusado de propagar desinformação sobre as urnas eletrônicas, Fachin disse que o tema se submetido a plenário será devidamente analisado.

Vale destacar que no Paraná, a decisão liminar do ministro Nunes Marques deve beneficiar também outros três ex-parlamentares. Todos foram eleitos em 2018 pelo PSL, atual União Brasil. No recálculo eleitoral, os três perderam o mandato após a cassação de Francischini, em outubro de 2021, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões