Curitiba

Mistério policial deixa plateia presa na trama

Mistério “A Morte Pede Passagem”, de João Luiz Fiani, choca o público com reviravoltas

 Mistério policial deixa plateia presa na trama

Foto: Gabriela Portugal

Após o falecimento de Harold Wilbourn, os herdeiros se reúnem numa casa de campo com um advogado para ouvir a leitura de seu testamento. Porém, uma forte nevasca deixa todos presos na residência. A herança deixada por Wilborn gera muitas discussões entre a família e um assassinato acontece. Todos são suspeitos, pois não se pode confiar em ninguém. Um detetive entra em cena para ajudar os familiares a resolver o mistério. Essa é a trama de “A Morte Pede Passagem”, escrita por João Luiz Fiani, inspirada no universo intrigante da escritora Agatha Christie.

A partir da história que cada personagem conta para se defender, a posição de suspeito principal vai se modificando. A peça tem muitas reviravoltas, o que deixa o público de todas as idades à beira de suas cadeiras. “Um suspense de roer as unhas, mesmo! Me prendeu do início ao fim”, disse Cíntia Vilalba, de 47 anos. Claudio Sil Garcia, de 18 anos, também conta que achou a peça melhor do que esperava. “Não sou muito de ir ao teatro, mas valeu à pena. Achei interessante e divertida. É uma história séria, mas feita para dar risadas”, conta.

Preparação para dar vida ao mistério

Uma das atrizes principais do espetáculo é Bruna Melnik. Ela conta como foi o processo para conhecer a personagem Hilda Wilbourn, filha de Harold. “Para eu conseguir ser a Hilda, foi um estudo bem aprofundado para conhecer a história dela, de onde ela vem, seus pais… Ela é tudo o que eu não sou, bem fechada e dura. Estou realizada. Esta peça é diferente de tudo o que estava acostumada a fazer!”

Todo o elenco foi formado na escola de teatro do Teatro Lala Schneider, por João Luiz Fiani. Ele escreveu a obra em 1995 e também faz o papel do Coronel Franklin, que é irmão do falecido. O diretor estava empolgado com a volta aos palcos, depois da pandemia que deixou o teatro fechado por quase dois anos. “Emocionante por várias razões, sou proprietário do teatro e nós ficamos por muito tempo sem rendimento e entrada de bilheteria. Hoje foi um momento histórico e o festival está ajudando muito a retomar a nossa vida no teatro”, conta. Foi também uma noite de estreia para Simone Klein, interpretando a tia Wilma Wilbourn Port, e para Lucas Cardoso, no papel de detetive.

Ao final da sessão, Fiani fez um breve discurso de agradecimento. “São centenas de espetáculos em cartaz aqui em Curitiba e vocês escolheram o nosso! Não tem como o coração não bater mais forte.”

Serviço:

As próximas sessões da peça serão nos dias 02, 08 e 09 de Abril, às 21h no Teatro Lala Schneider, na rua Treze de Maio, 629, no bairro São Francisco.

Categoria: Tragicomédia Policial

Classificação etária: 14 anos

Duração: 70 minutos

Valores: R$ 60 (inteira) – R$ 30 (meia)

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Gabriela Portugal.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.