Curitiba

Mona Lisa VS Adolph Hitler reflete sobre a palavra

Estreia comemorou os 40 anos de carreira do diretor Edson Bueno

 Mona Lisa VS Adolph Hitler reflete sobre a palavra

Foto: divulgação

Sirene, alerta, luz e apagão. Foi assim o início da peça Mona Lisa VS Adolph Hitler, relatando o cenário de 1944, fim da Segunda Guerra Mundial, mas poderia ser um relato da atualidade, com o mundo amedrontado com as consequências do conflito na Ucrânia. O propósito não foi falar sobre dilemas morais ou sobre os alemães contra os franceses, mas promover a reflexão sobre o poder das palavras, das mentiras e do medo, fazendo com que as pessoas realizem coisas que até então pareciam impossíveis.

A adaptação e direção do espetáculo são de Edson Bueno, que está completando 40 anos de carreira e escreveu esta peça em 2018. “Ele tem versatilidade, sentimentalismo e ao mesmo tempo realismo, os textos dele tocam a alma”, comenta Claudete Dias Bozza, mãe de Ingrid Bozza, atriz e amiga do elenco.   

Ingrid já viu a adaptação diversas vezes e é uma grande fã do trabalho de todos os envolvidos com a produção, por isso levou a mãe para assistir pela primeira vez. Ela fala que, para o momento atual, o conteúdo da peça é pertinente, além de “ser uma aula, (porque) às vezes são coisas que não sabemos e precisamos saber. Este espetáculo é assim”, completa Ingrid.

O auditório do Teatro José Maria, onde aconteceu a apresentação, é pequeno, o que criou uma sensação intimista. O cenário é uma sala francesa, levando o público a mergulhar em Paris, no fim da Segunda Guerra. E as pessoas pareciam eufóricas e curiosas com o conteúdo da peça, que se passa na capital da França ainda dominada pelas tropas alemãs, mas prestes a ser libertada pelas tropas aliadas.

Hitler, sabendo que a derrota estava próxima, ordena que o comandante-geral dizime a cidade inteira. Assim, quando as tropas aliadas entrassem na cidade, não haveria nada para ser libertado. Porém, na noite anterior à execução da ordem, o cônsul sueco visita o general em Paris, em uma tentativa desesperada de convencer o militar a não cometer tamanha atrocidade. Essa história é real e o público só sabe o desfecho no fim da apresentação, com uma breve explicação do diretor, também ator, sobre qual foi o destino dos personagens.

SERVIÇO:

Data: 31/03 e 01/04

Categoria: Drama

Classificação: 12 anos

Duração: 60 minutos

Horário: 21h00

Ingressos: R$ 80,00 (inteira), R$ 40,00 (meia)

Local/Endereço: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, nº 655 – São Francisco

A reportagem faz parte do projeto especial para o site bandnewsfm feita em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O texto é de Letícia Dams.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Evento gratuito tira dúvidas dos idosos sobre tontura

Evento gratuito tira dúvidas dos idosos sobre tontura

Público-alvo da ação são pessoas com mais de 65 anos

Campanha gratuita para troca de livros acontece na Rua XV

Campanha gratuita para troca de livros acontece na Rua XV

Projeto #CirculeUmLivro tem o objetivo de incentivar a leitura e a economia circular

Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

Bruce Dickinson participa de duelo de esgrima em Curitiba

Disputa aconteceu na tarde desta terça-feira (23), na praça Afonso Botelho

Fluxo é normalizado no Contorno Norte

Fluxo é normalizado no Contorno Norte

Rodovia ficou cerca de 6 horas com bloqueio parcial após tombamento de caminhão