CuritibaGeral

Moradores do Jardim Santa Fé, em Colombo, reclamam de atrasos constantes, da lotação e da falta de ônibus

 Moradores do Jardim Santa Fé, em Colombo, reclamam de atrasos constantes, da lotação e da falta de ônibus

Foto: Maurilio Cheli/COMEC

 Usuários do transporte coletivo de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, têm reclamado de atrasos constantes, falta de ônibus e lotação. Uma das situações acontece na linha Santa Fé/Curitiba, que é operada pela Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). O trajeto da linha sai do Jardim Santa Fé, em Colombo, com destino ao Terminal do Guadalupe, no centro de Curitiba.

A cabeleireira Lucicléia de Oliveira pega essa linha para ir ao trabalho todos os dias. Ela comenta que por conta dos atrasos constantes, precisou começar a sair uma hora mais cedo de casa, pois não sabe em que momento o ônibus vai chegar.

A linha Santa Fé/Curitiba opera pela manhã, a partir das 5h10 até as 9h15, variando intervalos de 20 a 45 entre os coletivos. Depois desse horário os ônibus só voltam a circular durante a tarde, a partir das 3h, com a mesma variação de intervalos. O último ônibus da linha, com destino ao Terminal Guadalupe sai do bairro às 6h57 da noite. Depois desse horário os ônibus da linha só voltam a circular no dia seguinte.

A usuária comenta que os sobrinhos, que fazem faculdade no período da noite, precisam buscar outro meio de transporte para retornar para casa.

A diarista Maria Aparecida Gonçalves também é usuária da linha. Ela reclamou da falta dos ônibus na linha em horários específicos e da lotação dos coletivos. Num momento de alta expressiva no preço dos combustíveis, ela reforça a indignação de quem estuda à noite e não pode contar com os ônibus para voltar para casa. Ela diz que tem tido dificuldades de arcar com a despesa extra, para pagar o transporte da filha.

Outra crítica é com relação ao horário do funcionamento da linha aos sábados. No dia os ônibus funcionam das 6h da manhã às 3h da tarde.

O problema é que o intervalo entre um coletivo e outro é de 1h30. A usuária, que é diarista, diz que não pega mais serviços aos sábados, por conta dessa situação.

Procurada pela reportagem, a Comec diz que tem readequado periodicamente o fluxo de coletivos em toda a Região Metropolitana de Curitiba, conforme a demanda. No mês de outubro, a autarquia diz que foi a primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19, que o número de usuários diários no sistema superou os 200 mil. Em novembro, esse número já está em 207 mil usuários. A diferença de 7 mil usuários por dia em menos de 15 dias, corresponde a 83 ônibus comuns lotados, segundo a Comec.

Sobre os problemas apontados na linha Santa Fé/Curitiba, a Comec pediu um prazo para analisar os dados e se posicionar à reportagem. A autarquia diz que somente vai se pronunciar a respeito, após a análise específica em relação à linha.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Tributo aos Bee Gees chega em Curitiba

Show “Uma Noite Com Os Bee Gees” é apresentado pela banda argentina Geminis

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

BR-277 tem faixa liberada, com mais 19 km de fila

Trecho foi totalmente bloqueado para o destombamento do caminhão na tarde desta quarta (24)

BR-277 segue bloqueada; rodovia registra 17 km de fila

BR-277 segue bloqueada; rodovia registra 17 km de fila

O trecho congestionado é o do km 128, em Campo Largo, sentido Curitiba