ParanáGeral

Moradores relatam transtornos com obra em avenida de Pinhais

Além de buracos, a falta de sinalização está entre os maiores problemas apontados

 Moradores relatam transtornos com obra em avenida de Pinhais

Foto: BandNews FM

Iniciada em fevereiro, a última etapa de duplicação da Avenida Maringá, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e importante ligação entre Colombo e São José dos Pinhais, tem causado transtornos para moradores e comerciantes. As obras ocorrem em um trecho de 700 metros entre as Ruas Francisco Eugênio Gomes Pereira e Joaquim Borges, nas proximidades do Cemitério Jardim da Saudade.

Para o empresário Fabiano Gnap, além de buracos, a falta de sinalização está entre os maiores problemas.

Com novas vias sendo construídas, pedestres e motoristas têm enfrentado desvios diariamente. Se os carros precisam mudar de pista constantemente, pedestres precisam se deslocar pelo mesmo espaço dos veículos fugindo de poças d’água e buracos.

O morador Michel Bremm alerta que já presenciou incidentes de trânsito provocados pela falta de sinalização.

Foto: BandNews FM

Segundo a prefeitura, um novo sistema de drenagem, responsável pela captação e destinação das águas da chuva, já foi concluído. Devem ser construídas ainda calçadas com concreto poroso e ciclovia. Na sequência, deve ser executada a nova base da pavimentação e meio-fio. Ainda conforme o projeto da prefeitura, a obra será concluída com a instalação de iluminação em LED, pinturas e paisagismo. Porém, por enquanto o que se observa é início da construção do meio-fio da avenida.

Nilson Alves é proprietário de uma casa de rações e conta que é comum ter que lidar com barro e poeira.

Procurada pela reportagem a Prefeitura de Pinhais se manifestou por meio de nota e afirmou que a obra possui complexidade elevada exigindo o trabalho de técnicos e a utilização de equipamentos de grande porte, o que acarretou na alteração ao cronograma inicial. Neste momento, os trabalhos estão adequados ao planejamento, segundo a prefeitura, com início do serviço de execução de meio-fio, que antecede a aplicação da camada de revestimento da pista. Referente à sinalização, a administração informou que sempre orientou a construtora para garantir a segurança da obra, dos funcionários, dos moradores, pedestres e motoristas. Porém, apesar de medidas judiciais e atendimentos diretos com a população, ações de vandalismo das placas de sinalização, furtos de placas metálicas e cones de borracha, tem prejudicado o andamento dos trabalhos. Por fim, a prefeitura não estabeleceu um prazo de conclusão dos trabalhos, mas, disse que os transtornos serão minimizados e certamente a obra irá impactar positivamente na vida da população.

Posicionamento da Prefeitura de Pinhais na íntegra:

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), informa que a obra de duplicação da Avenida Maringá teve a ordem de serviço assinada no dia 31 de janeiro deste ano e teve início no período programado, conforme contrato.
A obra possui complexidade elevada, principalmente em questões técnicas como a geologia local, o baixo índice de suporte do subleito e elevado nível do lençol freático. Logo, foi necessário intenso trabalho dos técnicos responsáveis e utilização de equipamentos de grande porte, acarretando alteração ao cronograma inicial.

Atualmente, os trabalhos encontram-se adequados ao cronograma, com início do serviço de execução de meio-fio com sarjeta, que antecede a execução da camada de revestimento da pista.
Referente à sinalização, destacamos que a Prefeitura de Pinhais sempre orientou a empresa para garantir a segurança da obra, dos funcionários, dos moradores e transeuntes. Além disso, foram encaminhadas diversas solicitações de providências e duas notificações extrajudiciais que confirmam a ação da fiscalização neste sentido.

Todos os protocolos e solicitações verbais realizados pelos munícipes vêm sendo atendidos pela Prefeitura, como redução de pó com irrigação da pista em obra, esclarecimentos sobre projetos e acessos provisórios dos comércios. Entretanto, temos enfrentado ações de vandalismo das placas de sinalização, remoção de diversos dispositivos inibidores de tráfego, furto de placas metálicas e cones de borracha, além de trânsito de veículos sobre os passeios recém executados e canteiros.

Assim como nos trechos já executados do projeto de duplicação da Avenida Maringá, os transtornos são mitigados e certamente a obra irá impactar positivamente na vida de todos os moradores do município e aqueles que nos visitarem após sua conclusão.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Pessoas de 14 a 24 anos podem participar do programa

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Polícia vai indiciar três pessoas por desabamento de supermercado

Investigações apontam que os profissionais da construção, em Pontal do Paraná, foram negligentes

Leite em pó e muçarela importados agora terão ICMS

Leite em pó e muçarela importados agora terão ICMS

Projeto acaba com a isenção do imposto e define alíquota de 7%