ParanáEconomia

Morango do Norte Pioneiro recebe Indicação Geográfica de Procedência

IG reconhece qualidade do morango da Associação Norte Velho que inclui cultivo sustentável

 Morango do Norte Pioneiro recebe Indicação Geográfica de Procedência

Foto: ARI DIAS/AEN

O morango da Associação Norte Velho recebeu Indicação Geográfica de Procedência (IG). A indicação é um reconhecimento das qualidades particulares do produto, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A associação integra produtores do Norte Pioneiro do Paraná, das cidades de Jaboti, Japira, Pinhalão e Tomazina,  com produção anual de 280 mil quilos. Segundo o presidente da associação, o produtor Carlos Inácio, que está há 20 anos no ramo, a intenção do grupo era se diferenciar de outros produtos disponíveis no mercado.  

A Indicação Geográfica reconhece características especiais do local de produção em razão dos recursos naturais, como solo, vegetação e clima, ou pelo modo de produção único. No caso da Associação Norte Velho, 50% da produção é hidropônica.

Veja mais:

O processo de obtenção do selo contou com apoio e supervisão do Sebrae, de instituições do Estado do Paraná ligadas à agricultura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e dasprefeituras dos municípios contemplados. Além da Indicação Geográfica de Procedência do morango, o Norte Pioneiro também tem IG de cafés especiais e da goiaba de Carlópolis.

No paraná, ainda o receberam a Indicação o queijo de Witmarsum, as uvas finas de Marialva, o mel do Oeste, o mel de Ortigueira, a bala de banana de Antonina, a erva-mate de São Mateus do Sul e o melado batido e melado escorrido de Capanema.

Reportagem por Amanda Yargas

jully.mendes

Câmara de Maringá aprova reajuste de 43% para os vereadores

Câmara de Maringá aprova reajuste de 43% para os vereadores

Projeto de lei foi aprovado com 14 votos favoráveis e apenas um contrário

Portos do Paraná registram alta de 2% em 2022

Portos do Paraná registram alta de 2% em 2022

Ao todo, já foram movimentadas mais de 54 milhões de toneladas em 2022

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Hospital Erasto Gaertner completa 50 anos

Instituição comemora avanços no combate ao câncer