Política

Moro afirma em evento que não estabeleceu condições ao presidente Bolsonaro para assumir a pasta

 Moro afirma em evento que não estabeleceu condições ao presidente Bolsonaro para assumir a pasta

(Foto: Juliana Goss/BandNews Curitiba)

(Foto: Juliana Goss/BandNews Curitiba)

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse em um evento em Curitiba que não colocou condições ao presidente Jair Bolsonaro para assumir a pasta. A afirmação foi feita um dia depois de o presidente declarar que havia feito um compromisso com Moro e que vai indicá-lo a uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Segundo Moro, a única sugestão que ele fez a Bolsonaro foi que iria priorizar, como ministro, o combate à corrupção, ao crime organizado e ao crime violento.

Moro participou nesta segunda-feira (13) do Congresso Nacional sobre Macrocriminalidade e Combate à Corrupção na capital paranaense. Durante a palestra, o ministro voltou a defender que o  Conselho de Controle de Atividades Financeiras, permaneça com a pasta.

Na semana passada, a comissão especial para analisar a medida provisoria que organizou o governo de Jair Bolsonaro aprovou a mudança do COAF do Ministério da Justiça para o da Economia. Segundo Moro, a alteração aponta a tendência de que o conselho poderá ser negligenciado.

A proposta ainda deve passar pelo plenário da Câmara dos Deputados e do Senado para ai então entrar em vigor. O COAF é um dos braços das ações da força-tarefa Lava Jato. É o conselho que auxilia no rastreamento de movimentações financeiras fraudulentas. As instituições financeiras são obrigadas a repassar para o órgão informações sobre repasses suspeitos.

Sergio Moro também apresentou os principais pontos da proposta da Lei Anti-crime, que traz medidas contra a corrupção, o crime organizado e aqueles envolvendo violência.

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Pedro Gebran Neto, reforçou a necessidade da Lei Anti-crime para o combate à impunidade. Ele acredita que mesmo que sejam feitas alterações na proposta, a essência do projeto deva permanecer a mesma apresentada por Moro.

O desembargador comentou sobre a possibilidade de Moro ser convidado a ocupar uma vaga no STF. Isso só seria possível com a aposentadoria do decano Celso de Mello, em novembro do ano que vem.

O presidente do COAF,  Roberto Leonel de Oliveira Lima, repercutiu o impasse envolvendo o conselho. Ele acredita que não devem ser feitas mudanças significativas caso o órgão mude de ministério, mas apoia a manutenção do conselho junto à Justiça.

A transferência do COAF para a pasta da Economia foi aprovada por 14 votos a 11 na comissão de deputados e senadores que estuda a MP da reforma ministerial. Para a juíza que substituiu Sérgio Moro nas ações da Lava Jato em Curitiba, Gabriela Hardt, as características técnicas do projeto não foram avaliadas e a decisão dos parlamentares seria favorável ao retrocesso.

O Congresso Nacional sobre Macrocriminalidade e Combate à Corrupção reuniu nomes envolvidos nas ações da Lava Jato em alguma instância. Entre eles estão o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, Igor Romário de Paula; o delegado federal Márcio Anselmo e o diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo.

Nacional sobre Macrocriminalidade e Combate à Corrupção reuniu nomes envolvidos nas ações da Lava Jato em alguma instância. Entre eles estão o diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia FederalIgor Romário de Paula; o delegado federal Márcio Anselmo e o diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Deputados aprovam nova licença para defensores públicos e procuradores

Textos, que tramitaram em regime de urgência, já passaram por duas votações

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Nova Lei da Merenda é aprovada; prefeito deve sancioná-la

Adequação deve garantir que a cidade continue recebendo recursos anuais do Governo Federal

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia