Moro anuncia dois delegados da Polícia Federal do Paraná para nova Secretaria e Departamento Penitenciário Nacional

 Moro anuncia dois delegados da Polícia Federal do Paraná para nova Secretaria e Departamento Penitenciário Nacional

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciou nesta segunda-feira (26), a criação da Secretaria de Operações Policiais Integradas, para articular ações policiais entre o governo federal e os estados. O cargo será ocupado pelo delegado da Polícia Federal Rosalvo Ferreira Franco, que foi o superintendente da PF no Paraná entre 2013 e 2017. Moro afirmou que a criação da secretaria mira o combate a grupos criminosos que atuam além das fronteiras.

Rosalvo participou de vários momentos importantes da Operação Lava Jato, como das apreensões realizadas na residência do ex-presidente Lula. De acordo com Sergio Moro, o futuro secretário da pasta tem todas as credenciais para assumir a posição.

Moro ainda confirmou o nome do delegado da Polícia Federal (PF) Fabiano Bordignon para o comando do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Bordignon atuou na PF em Foz do Iguaçu (PR), no oeste do Paraná e tem experiência no combate a organizações criminosas que atuavam na fronteira. Bordignon também já foi diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas, também no oeste do Estado.

Em coletiva de imprensa, Moro afirmou que já trabalhou diretamente com o delegado da PF e ressaltou que o novo titular do Depen terá um papel estratégico com o objetivo de aprimorar os presídios federais e estaduais.

Sobre a nomeação de Bordignon para o Depen, Moro admitiu que houve uma pressão para que o cargo fosse ocupado por um integrante de carreira. Mas garantiu que os agentes penitenciários terão uma função importante no fortalecimento da organização.

A Secretaria de Operações Policiais Integradas que será criada pela gestão Moro ainda precisa da aprovação de uma medida provisória ou de um decreto regulamentador para que entre efetivamente em vigor.

Reportagem: Thaissa Martiniuk/Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem