Política

Moro determina abertura de inquérito para investigar Beto Richa

 Moro determina abertura de inquérito para investigar Beto Richa

(Foto: Orlando Kissner/ANPr)

Em despacho, o juiz federal Sérgio Moro deu um prazo de 30 dias para que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deem continuidade às investigações que envolvem o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB). Moro também pediu a abertura de um inquérito para apurar um suposto esquema de favorecimento da construtora Odebrecht na licitação para a duplicação da PR 323, na região noroeste do Paraná.

Nesta semana foram divulgados áudios de uma conversa por telefone entre o ex-chefe de Gabinete e ex-secretário de comunicação do Governo do Paraná – Deonilson Rodo – e o diretor executivo de uma das empreiteiras interessadas na obra, a Contern, Pedro Rache. No diálogo que teria acontecido no ano de 2014, o representante do governo do Paraná dá a entender que havia um “compromisso” com a Odebrecht na licitação.

Ao sugerir que a empreiteira Cotern dê espaço à Odebrecht na licitação da rodovia, Roldo menciona a possibilidade de uma composição em possíveis negócios da Copel.

Após a gravação – que foi divulgada inicialmente pela revista IstoÉ – a governadora Cida Borghetti determinou a exoneração de Deonilson Roldo da direção da Copel e de outros cinco cargos que mantinha no Governo do Paraná. Em nota, o governador Beto Richa afirmou que “desconhece qualquer encontro do seu então chefe de gabinete com representante da construtora mencionada.

De qualquer forma garante que nunca autorizou qualquer pessoa a fazer tratativas para interferir em qualquer processo licitatório em seu governo” Também em nota, Deonilson Roldo afirma que “Está sendo vítima de chantagem continuada, a partir de uma gravação clandestina feita por pessoa que esteve uma única vez no gabinete do governo do estado, em 2014, buscando informações sobre uma Parceria Público Privada.

A própria conversa foi gravada de forma premeditada, ilegal e com interesses escusos – e  mostra que não houve pedido de favorecimento a ninguém.” No dia 26 de abril, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Og Fernandes, determinou o envio das investigações que envolvem Beto Richa para o juiz Moro e para a Justiça Eleitoral do Paraná. O caso corre em segredo de Justiça.

O inquérito em questão foi aberto em junho do ano passado e trata de suposto caixa 2 em três campanhas eleitorais de Beto Richa. Em delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato, o ex-presidente de Infraestrutura da Odebrecht Benedicto Jr. afirmou que a empresa destinou R$ 2,5 milhões à campanha de reeleição do tucano em 2014. O valor seria abatido do projeto da obra.

A duplicação da PR-323 foi a primeira Primeira Parceria Público Privada (PPP) do Paraná. O Diretório Estadual do PSDB afirmou em nota que todas as doações eleitorais nas campanhas do ex-governador Beto Richa ocorreram em conformidade com a legislação vigente e estão amparadas pela aprovação da Justiça Eleitoral.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões