Moro encerra nesta semana os interrogatórios dos réus da 40ª fase da Lava Jato

 Moro encerra nesta semana os interrogatórios dos réus da 40ª fase da Lava Jato

(Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

(Foto: Sylvio Sirangelo/TRF4)

O juiz Sérgio Moro encerra nesta semana os interrogatórios dos réus da quadragésima fase da lava jato, deflagrada em maio deste ano. Nesta terça-feira (10), a partir das três da tarde, estão agendadas as audiências com os ex-gerentes da Petrobras, Maurício Guedes e Márcio de Almeida Ferreira.

Os interrogatórios encerram na sexta-feira (13), às duas da tarde, quando Moro deve ouvir os empresários Marivaldo Escalfoni, da Akyzo, e Paulo Roberto Fernandes, executivo da Liderroll. Depois desta fase, Moro deve abrir os prazos para as alegações finais para defesa e acusação apresentarem as últimas considerações ao processo.

Na sequência os autos retornam as mãos do juiz que define as sentenças. Os réus são acusados de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, eles teriam participado de um esquema de pagamento de propina para a área de Gás e Energia da estatal, que chegou a um total de R$ 150 milhões. Os pagamentos ocorreram entre os anos de 2003 a 2016, ou seja, mesmo dois anos após o início da operação lava jato.

As empresas – Akyzo e Liderroll – firmaram contratos falsos com as fornecedoras tradicionais da Petrobras e, dessa forma, intermediavam o pagamento de propina a funcionários da estatal. O esquema criminoso também corrompia agentes políticos, que sustentavam a permanência dos cargos na Petrobras. As provas foram obtidas nos depoimentos de delação de outros ex-dirigentes e com a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático dos envolvidos.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem