Moro nega novo pedido da defesa de Lula na ação penal do triplex do Guarujá

 Moro nega novo pedido da defesa de Lula na ação penal do triplex do Guarujá

(Foto: Divulgação / Agência Brasil)

(Foto: Divulgação / Agência Brasil)

O processo que apura se o ex-presidente Lula recebeu propina da empreiteira OAS está concluso para sentença e não deve ter novos depoimentos incluídos. Essa foi a resposta do juiz Federal Sérgio Moro ao pedido dos advogados do ex-presidente – que queriam que as transcrições de nove depoimentos prestados em outro processo, que também tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba, fossem consideradas nesta ação penal.

Moro afirmou que o período das oitivas e das alegações finais já se encerraram há tempo. Neste processo o Ministério Público Federal acusa Lula de ter recebido um apartamento triplex como parte de um esquema de propina envolvendo contratos entre a OAS e a Petrobrás. O petista é acusado de receber propina da empreiteira por meio da compra e reforma do apartamento e do armazenamento de bens presidenciais. A defesa de Lula divulgou uma nota à imprensa sobre a decisão de Moro.

De acordo com os advogados Cristiano  e Valeska Zanin, provas que reforcem a inocência  do acusado devem ser analisadas pelo Judiciário em qualquer fase da ação penal ou até mesmo após o trânsito em julgado, por meio de revisão criminal. Na nota, a defesa pontua que “ferir essa garantia mostra o caráter ilegítimo do processo e a parcialidade do Juízo de Curitiba”. Além de Lula, outras sete pessoas também são rés nesse processo.

Moro recebeu as alegações finais das defesas no último dia 20 de junho e pode decidir o futuro dos acusados a qualquer momento. Neste processo, Lula é acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele teria sido beneficiado, ao todo, com propinas de três milhões e setecentos mil reais. Segundo os advogados de Lula, o tríplex assim como os demais apartamentos do Edifício Solaris pertencem a OAS, que ofereceu as unidades como garantia à Caixa Econômica Federal de diversas operações financeiras que realizou.

Entre os réus nesta ação penal estão os ex-executivos da OAS, Fabio Yonamine e Léo Pinheiro; o engenheiro da empreiteira que teria realizado a reforma no tríplex, Paulo Gordilho e o Presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem