PolíticaGeral

Moro vira réu por danos econômicos causados pela Lava Jato

Ação movida por deputados do PT diz que operação tirou R$ 200 bilhões da economia

 Moro vira réu por danos econômicos causados pela Lava Jato

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba, entre 2014 e 2018, o ex-juiz federal Sergio Moro se tornou réu em uma ação que cobra dele os danos causados pela operação à economia brasileira. A ação popular foi movida por deputados federais do PT e não cita o valor que precisa ser ressarcido aos cofres públicos. O documento acusa Moro de manipular a maior empresa brasileira, a Petrobras, para acobertar “seus interesses pessoais”. O processo foi aceito pela 2ª Vara Cível de Brasília nesta segunda-feira (23). Pela internet, Sergio Moro argumentou que os danos à economia são causados pela corrupção e que ele é alvo de perseguição por tentar combatê-la.

A ação popular foi protocolada pelos deputados federais Rui Falcão (SP), Erika Kokay (DF), Natália Bonavides (RN), José Guimarães (CE) e Paulo Pimenta (RS), todos filiados ao Partido dos Trabalhadores. O ex-juiz e ex-Ministro da Justiça durante o governo Bolsonaro se referenciou ironicamente ao grupo como um “grupo de comediantes”. A inicial foi apresentada à Justiça de Brasília por advogados do grupo Prerrogativas.

No documento que pede a abertura da ação, os advogados apontam que empreiteiras e outras empresas que atuam no setor de óleo e gás foram “alvejados de forma completamente atípica por Moro”. A peça acusatória também afirma que “o distúrbio na Petrobras afetou toda a cadeia produtiva e mercantil brasileira”. Dessa forma, concluem que o ex-juiz agiu de forma corrupta ao violar intencionalmente as regras do Direito.

Embora não citem o valor que Sergio Moro deve devolver aos cofres públicos, os deputados petistas e os advogados do grupo Prerrogativas apontam que a Operação Lava Jato foi responsável por 5 milhões de desempregados e cerca de 200 bilhões de reais em prejuízo à economia brasileira. Os acusadores lançam mão de estudos realizados por diferentes entidades, entre eles um estudo baseado em pesquisas do Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). O documento estima que a Lava Jato retirou R$ 142,6 bilhões da economia, produzindo sete vezes mais prejuízos econômicos do que a própria corrupção.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia