Morre aos 89 anos o músico paranaense Waltel Branco

 Morre aos 89 anos o músico paranaense Waltel Branco

Foto: Cido Marques/ Fundação Cultural de Curitiba

Foto: Cido Marques/ Fundação Cultural de Curitiba

Foi divulgada nesta quinta-feira (13) a morte de um dos maiores nomes da música paranaense, o maestro e compositor Waltel Branco. Ele faleceu no Rio de Janeiro aos 89 anos no dia 28 de novembro, em decorrência de complicações da diabetes. A notícia da morte do músico, só foi divulgada hoje pela família. Waltel nasceu em Paranaguá foi coautor de centenas de trilhas sonoras para TV, além de parceiro de músicos como João Gilberto e Roberto Carlos. Ele lutava pela autoria de trilhas como a da “Pantera Cor de Rosa”, já que a maior parte de suas obras não foi registrada no Ecad, nem na Biblioteca Nacional. A sobrinha do compositor, Cecília Branco, lembra com carinho da dedicação do tio em manter viva a musicalidade.

Waltel começou a estudar música aos 12 anos e teve como mestres nomes como Bento Mossurunga e padre José Penalva. Em 1949 se mudou para Curitiba, mesmo ano em que foi para o Rio de Janeiro e em seguida para Cuba, onde aprofundou seus conhecimentos. É considerado um pioneiro na criação de estilos musicais, como o Jazz Fusion. Ele morou também nos Estados Unido e teve atuação decisiva na criação da Bossa Nova. Segundo o produtor musical Virgílio Milléo, que dirigiu a última coletânea do artista, a música paranaense está de luto.

Waltel deixa um legado de mais de 5000 composições, arranjos e colaborações. Em nota a Fundação Cultural de Curitiba disse que recebeu com profunda tristeza a notícia da morte do compositor e ressaltou a importância do artista na cena cultural da capital e também nas Oficinas de Música da cidade.

Reportagem: Alexandra Fernandes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem